Geriatria - Perguntas respondidas
-
Olá, boa noite. Não creio que a queixa de enjoo apresentada por sua mãe seja consequente à medicação anti-hipertensiva Neblok. Geralmente pacientes idosos apresentam queixas parecidas por serem polimedicados, causando uma irritação no estômago, gastrite medicamentosa. Nesse caso desconheço se sua mãe faz uso de algum medicamento de proteção gástrica, caso negativo seria importante a prescrição de algum para obter melhora ou até desaparecimento de sintomas gástricos colaterais. Atenciosamente, Dra. Rosa Maria.
-
Pode sim. Em raros casos há descrição que o Nevibolol pode causar dispepsia. Consulte um médico para avaliar se existem outras opções para o tratamento ou se esse sintoma pode ser causado por outro fármaco.
-
Existe sim boas opções de medicamentos para dor que podemos usar nos pacientes idosos. É claro, após analisar suas comorbidades para verificarmos qual a melhor opção. Quanto ao tratamento curativo, às vezes é uma bursite crônica e vale a pena considerar sessões de fisioterapia. Que possuem um bom resultado.
-
Para isso ser avaliado, há necessidade de outros dados, do tipo temperatura e coloração da mão. Sem isso, não há como dizer exatamente o que é.
Provavelmente é falha circulatória e, provavelmente, necessitaria de uma fisioterapia ou drenagem linfática.
-
A depressão tanto pode ser a doença em si, como pode fazer parte ou ser consequência de alguma outra doença.
As doenças reumáticas na sua maioria são acompanhadas por depressão, como também algumas doenças da tireoide ou mesmo diabetes.
Se em onze anos o foco da Depressão foi pela doença em si e não resolveu, seria válido investigar uma causa orgânica.
-
Todo geriatra é Clínico Geral, portanto não há um tempo exato. O trabalho preventivo para envelhecer bem é muito importante.
-
Geralmente a Geriatria atende pessoas a partir dos 60 anos.