Endocrinologia Pediátrica - Perguntas respondidas
-
Bom dia. Precisamos avaliar além da idade óssea, as taxas hormonais da criança.
Dr. Fabiano Tenorio Quintiliano FrancaEndocrinologia e MetabologiaMedicina do TrabalhoSolicitar agenda
-
Procure um endócrino pediatra.
-
As queixas apresentadas podem ser relacionadas ao hipotireoidismo, para isso é necessário a realização de exames confirmatórios. Lembro que é importante o exame físico e o questionário médico, pois outras enfermidades podem gerar a mesma queixa relatada. Procure um endocrinologista o mais breve possível. Saúde!
-
O principal sinal é o desenvolvimento das mamas. Surgimento de pêlos pubianos, axilares, odor axilar forte e aumento da velocidade de crescimento também podem estar presentes. Se esses sinais estiverem presentes antes dos 8 anos, caracteriza-se precocidade puberal e você deve procurar ajuda de um Endocrinologista Infantil.
-
Há 2 glândulas que participam da puberdade: uma glândula que estimula o crescimento de pelos, acne e odor axilar. Outra glândula, as gônadas, estimulam hormônio feminino e iniciam o crescimento do broto mamário. Esta última é quem determina o início da verdadeira puberdade, diferente da que estimula os pelos. As gônadas são quem preparam as meninas para a Menarca. É aceitável que esse início possa ocorrer aos 8 anos de idade. O que quero dizer é que, a partir de 8 anos, caso as meninas tenham crescimento mamário, ela está na puberdade, independente de ter estímulos de pelos e/ou outros sinais. Nesse caso, é bom avaliação do endócrino pediátrico para avaliar o potencial de crescimento e fazer relação com o início puberal e a estatura. Espero ter ajudado.