Endocrinologia Pediátrica - Perguntas respondidas
-
Importante que seu filho seja avaliado por um endocrinopediatra, que colocará a altura num gráfico conforme a idade, assim como avaliará o alvo de altura familiar do seu filho. Após essa avaliação inicial, o especialista avaliará a necessidade ou não de seguir investigação.
Drª. Christiane Hatem CoelhoEndocrinologia e MetabologiaEndocrinologia PediátricaGovernador Valadares / MGSolicitar agenda
-
Se o resultado do exame de idade óssea apontou uma idade óssea de 6 anos e 8 meses em uma criança de 9 anos e 5 meses, isso pode indicar um atraso no desenvolvimento ósseo. É importante consultar um médico especialista, como um endocrinologista, para avaliar a causa desse atraso e determinar se é necessário algum tipo de tratamento.
 
Algumas possíveis causas de atraso no desenvolvimento ósseo incluem desnutrição, condições médicas como doenças crônicas ou distúrbios hormonais, ou o uso de medicamentos que afetam o crescimento ósseo. O tratamento pode incluir mudanças na dieta, terapia de reposição hormonal ou outras medidas específicas, dependendo da causa subjacente.
 
Lembre-se de que cada criança é única e tem um ritmo de desenvolvimento próprio, e um atraso no desenvolvimento ósseo nem sempre é indicativo de uma condição subjacente que precise de tratamento. O mais importante é conversar com um médico especialista para avaliar a situação e determinar se é necessário algum tipo de ajuda.
-
Olá! Presença de pelos pubianos em meninas menores de 8 anos ou meninos menores de 9 anos deve ser sempre avaliada para que seja possível diferenciar entre excesso hormonal que deve ser tratado e outras condições benignas que não precisam de tratamento, apenas acompanhamento. Não deixe de procurar um endocrinologista pediatra para te ajudar nesta avaliação !
-
Aparecimento de pelos pubianos no menino antes dos 9 anos é considerado precoce. Ele deve ser avaliado por um pediatra ou endocrinologista pediátrico e realizar exames para diagnosticar o problema.
-
Um pediatra experiente avaliará bem as condições físicas e o desenvolvimento de sua filha. Os sinais de puberdade estão dentro da faixa etária, mas é necessário verificar outros dados como estatura, idade óssea, se necessário, e avaliação global dela.
-
Nesta idade não é mais considerado puberdade precoce. Mas, se tem dúvidas, procure o pediatra ou endocrinologista.
Drª. Andreza Vital BarrettoEndocrinologia e MetabologiaSolicitar agenda