Endocrinologia Pediátrica - Perguntas respondidas
-
Procure um endocrinologista pediátrico para fazer uma avaliação completa. Peso, altura, crescimento e desenvolvimento. Caso haja necessidade, exames complementares poderão ser solicitados. E então, um tratamento será proposto caso seja diagnosticado sobrepeso ou obesidade na sua filha. Muitas vezes, o tratamento multidisciplinar, com nutricionista, psicológico também é útil.
-
As mamas podem estar aumentadas sem a presença de pêlos pubianos, até os 2 anos de idade, sem que isso represente doença. Em geral, o tamanho das mamas reduz espontaneamente, sem tratamento. Porém, se estiverem crescendo ou se persistirem aumentadas após os 2 anos de idade, deverá procurar um endocrinologista pediátrico para avaliação.
Drª. Luciana Corrêa de Souza RodriguesEndocrinologia PediátricaEndocrinologia E MetabologiaRio de Janeiro / RJSolicitar agenda
-
Bom dia. A estatura dele está normal para a idade, ainda que ele seja o mais baixo da turma. Isto pode ocorrer caso a família tenha um perfil de pessoas mais baixas. Porém, ainda assim, sempre sugerimos uma avaliação pessoalmente com o endocrinologista pois não basta dizermos se está alto ou baixo e se o canal familiar está adequado ou não. Temos que avaliar, além da idade óssea que está descrito (há um atraso mas este pode ser constitucional), dados de nascimento, dados regressos de doenças, uso de medicamentos, e avaliar através do exame físico dados que possam sugerir alguma doença ou não, além de calcularmos a velocidade de crescimento, primordial para esta avaliação.
-
Peso e estatura normais para a idade e sexo referidos. Consideramos atraso de idade óssea se abaixo de 12 meses da idade cronológica, mas deverá ser feita avaliação de acordo com a estatura dos pais (estatura alvo) se é um atraso constitucional do crescimento e desenvolvimento ou algo a ser melhor investigado. Sugiro que procure um especialista (endocrinologista pediátrico).