Endocrinologia Pediátrica - Perguntas respondidas
-
O acompanhamento vai depender da idade óssea da criança. A princípio a triptorrelina é um medicamento seguro e de poucos efeitos colaterais. Mas é muito importante o acompanhamento com seu endocrinopediatra para decidir o melhor momento de suspender a medicação para que não haja prejuízo na estatura.
-
Olá, é importante que ela mantenha o acompanhamento com o pediatra e/ou endocrinopediatra. Para o diagnóstico de puberdade o valor de LH é muito importante, assim como a observação da presença de mamas e do tamanho uterino. O valor de IGF-1 depende muito da referência do laboratório em que o exame foi realizado para a faixa etária, no geral para esta idade seria de 155ng/ml, o que normalmente preocupa são valores muito baixos, valores falsamente elevados são relativamente comuns. A idade óssea pode estar avançada até 2 desvios-padrão e ainda ser normal, mas por isso é indispensável ver como vai evoluir a puberdade a partir deste ponto. Se o valor de LH está normal e a criança não apresenta mamas não está em puberdade. O valor de FSH em crianças pré-púberes também depende do laboratório e da metodologia usada por este, mas em geral até 4,0 é considerado normal. Portanto, faltam alguns dados para que possamos ajudá-la melhor, por isso é indispensável manter o acompanhamento com o profissional que solicitou estes exames.
-
Olá, bom dia. O seu filho está dentro do canal parental, o que significa que a altura de 129cm para a idade de 8 anos e 9 meses está dentro do esperado para a altura provável dele em virtude de sua altura e do seu marido. No entanto, ele apresentou uma baixa velocidade de crescimento. O normal seria ele ter crescido pelo menos 4 cm/ano nesta idade, abaixo deste valor é sempre importante investigar com seu pediatra ou mesmo com um endocrinopediatra. Variações de crescimento são normais ao longo de um ano, mas em um ano deve haver um crescimento mínimo. Estamos à disposição. Atenciosamente.