Os fumantes têm maior chance de complicar, especialmente dificuldades na cicatrização. Procure um cirurgião plástico membro titular ou especialista da SBCP para orientação.
Infelizmente, tem risco sim. Consideramos o cigarro como o maior inimigo da cirurgia plástica. Ele aumenta a chance de infecção e de outras complicações e costuma piorar a qualidade da cicatriz.
 
Seria interessante parar de fumar pelo menos 45 dias antes da cirurgia.
Não se trata de ser proibido e sim qual resultado que se pode esperar em uma pessoa fora do peso. Na maioria das vezes, é necessário inicialmente perder peso para depois operar.
Em algumas situações não esperamos a pessoa obrigatoriamente ter mais que 18 anos. Uma consulta com um cirurgião plástico servirá para determinar a melhor conduta. Em minha experiência pessoal, já operei inúmeras vezes pacientes que ainda não tinham completado 18 anos.
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.