Doutor Responde
Login

Cardiologia - Perguntas respondidas

Vivo sempre muito cansada. Quando estou nervosa piora mais ainda, parece que vou desmaiar de tanto cansaço. Meu braço esquerdo queima muito e meu peito no lado esquerdo queima e dói bastante. Pode ser algum problema cardiológico?
  • Em primeiro lugar, é importante saber sua idade, se há história de doença das coronárias em sua família e se você tem colesterol elevado e diabetes. Se tiver todos os fatores, você tem uma grande chance de ter doença coronariana. Caso não tenha nenhum fator, a sua chance de doença coronária é bastante reduzida.

    2
    Solicitar agenda
A minha pressão, sempre foi 12 por 8, outras vezes 11 por 8. Agora aferi, deu 13 por oito. Fui no oftalmo, deu 14 por 7. O que é isso? Muita variação.
  • As aferições de pressão arterial são variáveis mesmo, isso é fisiológico. O que se deve tomar cuidado é com a média das aferições, ou seja, o patamar em que ela oscila tem maior importância. Isso pode ser melhor obtido no seu seguimento com um cardiologista que cuide de seu coração, ou até mesmo com exame de MAPA (nem sempre necessário), enfim de várias maneiras e se confirmar que tem hipertensão arterial deve receber o devido tratamento com orientações não farmacológicas e dependendo da evolução com associação de medicamentos. Isso e variável entre os indivíduos.

    2
    Dr. Marcos Fábio Sardinha
    Dr. Marcos Fábio Sardinha
    Cardiologia
    Clínica Médica
    Maringá / PR
    Solicitar agenda
Sinto coração acelerado, falta de ar, e hoje senti como se estivesse de ressaca, mas nem bebi esses últimos dias... pode ser arritmia?
Fiz um eletro cardíaco e deu um pequeno bloqueio no ramo do lado esquerdo de grau 2. O que quer dizer?
Passo mal só de ir no consultório médico, devido a doenças de meus mais que tive que acompanhar. Minha pressão, que já é alta, sobe quando vou ao cardiologista. Faço terapia, mas o medo continua. Devo ir ao neurologista pra tratar esse pânico?
  • Olá. Pelo seu comentário acredito que a terapia seja o mais adequado, aliado ao acompanhamento do psiquiatra.
    Não acredito que seja alguma desordem orgânica neurológica.
    Seguir com o cardiologista para fazer as devidas estratificações, uma vez que pelo seu relato seus familiares tinham fatores de risco. Então deve estar assegurada de seus possíveis riscos. Ter esse conhecimento e essa segurança é uma forma a mais de você ficar tranquilo.

    2
    Dr. Marcos Fábio Sardinha
    Dr. Marcos Fábio Sardinha
    Cardiologia
    Clínica Médica
    Maringá / PR
    Solicitar agenda
  • Pode marcar um psiquiatra ou tratamento alternativo pode ajudar.

    0
    Drª. Francine Guerra da Cruz
    Drª. Francine Guerra da Cruz
    Cardiologia
    Homeopatia
    Belo Horizonte / MG
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.