Cardiologia - Perguntas respondidas
-
O sopro cardíaco tem diversas causas. Geralmente se deve a passagem ou retorno de sangue por onde não deveria passar. Esse ERRO na passagem de sangue pode ser de nascimento ou adquirido ao longo da vida. Crianças podem apresentar sopro INOCENTE, que são sopro que se devem a um estado momentâneo do paciente, como em estado febril ou anemia. Várias pessoas com sopro não apresentam nenhum sintoma. O melhor exame para avaliação de sopro é o ECOCARDIOGRAMA (um ultrassom do coração). Nesse exame é possível avaliar se há algum defeito na formação do coração.
-
As orientações para paciente em anticoagulação, dependerão do tipo de medicamento que está sendo usado (Varfarina, Novos antincoagulantes, Heparinas, etc) e do motivo pela qual a anticoagulação foi indicada (arritmias cardíacas, tromboses, trombofilias, etc), além dos riscos de sangramento individual de cada paciente, que pode ser presumido por alguns escores de risco usados por médicos que indicam anticoagulantes.
No geral, pacientes em uso de Varfarina precisam seguir rigorosamente os controles de RNI junto ao médico que indicou a anticoagulação, além de tomar alguns cuidados com as interações medicamentosas com alimentos e outras medicações.
Todos os pacientes anticoagulados precisam tomar cuidados para minimizar os riscos de quedas/acidentes e sempre que notarem um sangramento fora do comum e inesperado, procurar ajuda médica imediata.