Cardiologia - Perguntas respondidas
-
A dor no peito que preocupa tem as seguintes características:
Dor em caráter de pressão, aperto, constrição ou "entalo". Não é em pontada ou "fisgada".
Localização retroesternal ou no meio do peito.
Irradiação ou "se desloca" para região de pescoço, epigástrio ou "boca do estômago" e braço esquerdo. É dor no braço e não uma "dormência" no braço.
Geralmente dura mais que 20 minutos.
Piora ao exercício, tempo frio ou estresse emocional. Melhora ao repouso ou com medicações como isordil ou sustrate ou monocordil. Não melhora com dipirona ou anti-inflamatórios.
Paciente pode sentir "falta de ar", fraqueza, náuseas, vômito, suor frio e palidez.
Se possuir essas características solicito procurar um cardiologista.
-
A febre reumática é uma doença autoimune que causa inflamação de vários tecidos do corpo, resultando em dor nas articulações, surgimento de nódulos na pele, problemas cardíacos, fraqueza muscular e movimentos involuntários.
A febre reumática normalmente acontece após uma amigdalite que não foi tratada corretamente e que tenha sido causada pela bactéria Streptococcus pyogenes. A infecção por essa bactéria é mais comum em crianças e adolescentes até os 15 anos, mas pode acontecer em pessoas de qualquer idade.
O principal sintoma da febre reumática é a febre alta, acima de 39ºC. No entanto, dependendo dos órgãos afetados pela inflamação, pode também surgir:
" Dor e inchaço das articulações, que pode começar numa articulação e alternar para outras, chamada artrite migratória;
" Cansaço, fraqueza muscular e sensação de falta de ar;
" Dor no peito e tosse;
" Inchaço das pernas;
" Movimentos involuntários dos braços ou pernas (coreia);
" Nódulos na pele ou manchas avermelhadas.
Os sintomas de febre reumática costumam aparecer entre 2 semanas até 6 meses após a infecção pela bactéria, e podem durar vários meses, a depender da realização correta do tratamento e da imunidade de cada pessoa. Entretanto, se as lesões causadas no coração forem muito graves, a pessoa pode ficar com sequelas no funcionamento cardíaco.
O diagnóstico da febre reumática é feito pelo clínico geral, reumatologista ou pediatra com base na presença dos principais sintomas, exame físico do paciente e resultado de alguns exames de sangue que demonstram inflamação, como VHS e PCR.
A febre reumática tem cura se identificada de forma precoce, e o tratamento é feito com orientação do pediatra, reumatologista ou clínico geral, que pode indicar o uso de antibióticos, como a injeção intramuscular de benzilpenicilina benzatina (Benzetacil). No caso de pessoas que possuem alergia à penicilina, o médico pode recomendar o uso de outros antibióticos, como eritromicina ou cefalexina, por exemplo.
Dependendo da gravidade da febre reumática, o médico pode indicar que as injeções intramusculares de Benzetacil sejam realizadas com o intervalo de 21 dias, podendo durar até os 25 anos da pessoa dependendo do grau de comprometimento cardíaco.
A prevenção da febre reumática é muito importante para evitar o desenvolvimento desta doença e suas sequelas e, por isso, é importante que no caso de faringite ou amigdalite por Streptococcus pyogenes o tratamento com antibiótico seja feito de acordo com a recomendação do médico, sendo importante fazer o tratamento completo, mesmo que não existam mais sintomas.
No caso das pessoas que já tiveram pelo menos um episódio dos sintomas de febre reumática, é importante seguir o tratamento com as injeções de Benzetacil para evitar que os surtos aconteçam e haja maior risco de complicações.