Alergia e Imunologia - Perguntas respondidas
-
Se as lesões descamam, fala a favor de doenças do grupo das eritematodescamativas. Faz parte desse grupo a psoríase, pitiríase liquenoide ou pitiríase rósea, como disse o colega. Acrescentaria a hipótese de pitiríase versicolor, um tipo de dermatofitose, ou seja, micose superficial que acomete a pele. Para determinar o diagnóstico é necessário passar em avaliação por um dermatologista qualificado e, se necessário, realizar algum exame complementar para o adequado tratamento e acompanhamento.
-
A IgE pode permanecer alta mesmo com o tratamento, o exame é apenas um indicativo que ele é alérgico! O que importa é tratar a rinite conforme indicação da alergista!
-
Seu filho tem uma alteração chamada atopia, isto é genético, ou o pai ou a mãe também foram ou são assim. Crianças atópicas tem IgE que é um anticorpo chamado também de alergina. Estas crianças reagem contra tudo que não é bom do meio ambiente. Se entrar alguma coisa ruim no nariz, elas vão espirrar, ou ter coriza; se for no pulmão, tosse ou bronquite e, se for na pele, alergia. Isto começa após o término da amamentação materna e parece que a lactose também ajuda a piorar. Não se preocupe, com o tempo seu filho vai se adaptar e a alergia melhorar, normalmente isto ocorre na puberdade. Quanto menos medicamentos usar, mais rápido é a adaptação.
-
Existem diversas doenças que podem causar coceira. Quando localizada, a maior probabilidade é que seja alergia, quando espalhada pelo corpo pode ter outras causas como diabetes, doenças renais ou do fígado. Sugiro que procure um clínico geral que estará apto a orientar o tratamento ou encaminhá-lo ao especialista necessário.
Dr. Silvio Figueiredo Lima FilhoAlergia E ImunologiaAlergia E Imunologia PediátricaRio de Janeiro / RJ