Enurese Noturna - Perguntas respondidas
-
É muito importante avaliar qual tipo de cirurgia da próstata que foi realizada, o tempo desde o procedimento cirúrgico e o padrão que vem apresentando de incontinência urinária. Recomento que esclareça suas dúvidas pessoalmente com o seu médico urologista que realizou a cirurgia, pois sabemos do desconforto da situação. Ele poderá avaliar se há necessidade de exames complementares (como o estudo urodinâmico) e apontar a necessidade de procurar um especialista.
Atenciosamente.
-
A disúria abrange sintomas semelhantes que costumam indicar inflamação de alguma região do trato genitourinário.
Entre os sintomas englobados no termo disúria, estão dor, ardência, pontada, queimação, desconforto e sensação de peso ao urinar. Esses sintomas podem ser causados principalmente por inflamação ou infecção da uretra ou da bexiga, mas também podem ser motivados por inflamações em próstata, testículo, epidídimo, vagina e útero.
Podem causar disúria:
Infecção do trato urinário, é a causa mais comum.
Cistite, na bexiga, ou pielonefrite, nos rins, e é causada por bactérias.
Cálculo renal pode causar dor ao urinar quando a pedra passa pela uretra.
Uretrite é a inflamação da uretra e normalmente também é causada por bactérias.
Irritação da uretra por produtos químicos também pode causar dor.
Epididimite, a inflamação do epidídimo, pode ser dolorosa também.
Vulvovaginite é a infecção da vagina, que pode ser causada por bactéria, fungo ou protozoário.
Não é recomendado o uso de remédios para controle de sintomas sem prescrição médica, como Pyridium® (fenazopiridina), pois este mascara o desconforto e pode atrasar o tratamento adequado. O tratamento mais adequado deve ser prescrito por médico, após diagnosticada a causa do sintoma.
-
Bom dia! Os problemas de ereção podem ter diversas causas desde emocionais (ansiedade, depressão, luto, outras), causas afetivas (desentendimentos, brigas, traições, outras), alterações hormonais (por exemplo, hipotireoidismo), sedentarismo também pode contribuir, enfim é importante manter a calma e passar por uma avaliação detalhada com um profissional competente, recomendo que procure um médico de família ou clínico geral.
-
O ideal é agendar uma consulta com o urologista para que ele possa conhecer maiores detalhes de sua história, examinar e pedir os exames necessários. Caso não tenha acesso, os centros de saúde têm um programa de testes para doenças sexualmente transmissíveis que aborda as doenças mais importantes e o médico generalista tem treinamento para ajudá-lo.
-
Bom dia! Existe risco de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) nas relações sexuais sem uso de preservativo ou quando o mesmo estoura, assim os principais exames a serem realizados são as sorologias para sífilis (VDRL), hepatite B (HBsAg), Hepatite C (anti-HCV) e HIV (Elisa para HIV 1 e 2). Qualquer médico pode solicitar tais exames, porém cabe lembrar que existe um período após uma eventual contaminação para que o exame se torne positivo, como ocorre com o exame de HIV que deve ser repetido após período de 6 a 10 meses.