Alcoolismo - Perguntas respondidas
-
Olá! Existem como medicamentos sedativos, vitaminas e medicações para o alcoolismo que um profissional pode prescrever, mas sugiro terapias individuais ou até mesmo terapias familiares como acompanhamento. É importante frisar que, além dos remédios, deve haver acompanhamento de psicoterapia também.
-
Há duas medicações que podem ter este efeito: a naltrexona, que diminui o efeito reforçador do álcool (falando de modo simplista, diminui o prazer do consumo) e o acamprosato, que diminui a "fissura" (desejo intenso) pelo álcool. Uma terceira medicação, o dissulfiram, também pode inibir o consumo, mas não atua através de "inibir o desejo", porém através da aversão: se uma pessoa beber, durante seu uso, sente-se extremamente mal e, para evitar este mal-estar, evita a bebida.
-
Existem medicamentos.
-
Acho que isso merece ser levado à avaliação de um profissional de saúde mental ou da equipe que fez a cirurgia bariátrica.
-
A única diferença é que álcool é uma droga legal e quando a pessoa diz que é "dependente química", refere-se em geral a drogas ilícitas. O mecanismo da dependência é em grande parte igual, assim como o tratamento é em boa parte semelhante. Para o álcool, heroína e cigarro há algumas medicações que podem ajudar, enquanto para as outras drogas não há, por enquanto, nada comprovado. Mas, todas as drogas (incluindo o álcool) se beneficiam de psicoterapias específicas para problemas de dependência.
-
Olá, aplique esse questionário para saber é ou não dependente do álcool:
C (cut down) Alguma vez sentiu que deveria diminuir a quantidade de bebida ou parar de beber?
0 ( ) não 1 ( ) sim
A (annoyed) As pessoas o (a) aborrecem porque criticam o seu modo de beber?
0 ( ) não 1 ( ) sim
G (guilty) Se sente culpado (a) pela maneira com que costuma beber?
0 ( ) não 1 ( ) sim
E (eye opened) Costuma beber pela manhã (ao acordar), para diminuir o nervosismo ou a ressaca?
0 ( ) não 1 ( ) sim
Resultado: Se duas ou mais questões foram respondidas afirmativamente, procure um profissional de saúde para conversar sobre seu modo de consumo.
Vale dizer também que se você bebe e isso compromete sua vida social e familiar (deixa de sair com família, deixa de trabalhar ou falta ao trabalho), gasta dinheiro das contas com a bebida, não consegue estabelecer a hora de parar quando começa a beber, se envolve em confusões e brigas rotineiras depois de beber, nota uma diferença do humor. Não consegue ficar sem beber por mais de 2 semanas. Se a maioria de tudo isso é verdade, então você precisa de ajuda. -
Ser alcoólatra (alcoolismo) é um tipo de dependência química, significa que você não consegue ficar sem usar bebida alcóolica, denota um uso regular e frequente de bebida alcóolica fermentada ou destilada. O alcoólatra pode ser usuário também de outras drogas como crack, cocaína, lança perfume, LSD, maconha etc. Procure um psiquiatra, psicóloga ou CAPS Álcool e Drogas para saber se seu uso de alcool é excessivo e fora do padrão. Tente perceber os prejuízos que você tem com o uso de álcool. Também pode buscar ajuda no AA (Alcoólicos Anônimos).