Urologia - Perguntas respondidas
-
É preciso repetir o exame e de preferência fazer o PSA total e PSA livre. Ficar 3 dias antes sem ejacular, sem andar de bicicleta cavalo etc. pois interfere sim no exame. O toque retal também é importante, um complementa o outro.
-
Cisto no rim, a não ser que seja de grande dimensão, geralmente não é causa de dor. Com isso, é fundamental uma avaliação física e dos exames para determinar a causa da dor. Caso seja realmente o cisto a causa da dor, é necessária uma cirurgia por vídeo para solucionar o problema.
-
Olá.
A presença de cistos renais consiste em uma enfermidade muito comum em nosso meio, especialmente após a quinta década. Em sua maioria são pequenos e indolores, aparecendo como um achado quando investigadas outras patologias. Devemos atentar a algumas características dos cistos para classificá-los como simples ou suspeitos. Os cistos simples são os mais comuns e quando muito grandes, na presença de deformação da anatomia renal normal e com dores recorrentes, a cirurgia deve ser considerada.
-
Podem ser sinais de candidíase e fimose. Porém somente após examinar é possível dar o diagnóstico correto.
-
Deve procurar um urologista para iniciar o tratamento. Provavelmente trata-se de doença de peyronie, que é um problema benigno que leva à tortuosidade peniana. Sugiro fazer registro dessa curvatura (pode ser foto em três ângulos diferentes) e levar ao urologista