Urologia - Perguntas respondidas
-
Bom dia,
No seu caso é importante realizar a biópsia de próstata para o diagnóstico. Você tem alterações no exame que apontam para a necessidade da biópsia para o diagnóstico de câncer de próstata. Mas é muito importante que o senhor se tranquilize e mesmo que seja diagnosticado o câncer de próstata, atualmente existem formas de tratamento para a doença com alta taxa de cura.
Recomendo o livro do Dr Mirandolino: "Sem medo do dedo" feito para os pacientes.
Se o seu receio for em relação à biópsia, existe um risco pequeno de sangramento urinário, sangramento com as fezes que é transitório. Em geral, o exame é feito com anestesia local ou sedação.
Fique tranquilo, siga as orientações do seu urologista.
Atenciosamente. -
Olá! Concordo com a opinião dos colegas, mas gostaria de lembrar aos pacientes algumas causas de P.S.A. elevado com significado de falso positivo (ou seja: o exame está alterado, mas não quer dizer que há câncer). Por exemplo: coleta do sangue para o P.S.A. após a realização do toque retal da próstata (até 4 semanas após!), ciclismo e equitação (até 2 semanas após!), manipulações do trato urinário inferior como sondagens uretrais, estudo urodinâmico e ainda situação inflamatórias e/ou infecciosas como nas infecções urinárias/Prostatites (agudas e crônicas) e ainda as inflamações do trato gastrointestinal (hemorroidas, proctite, retite, colite). Sem dúvida é necessário o seguimento adequado e não apenas uma única consulta. Att.: Dr. Gunther L. Rodrigues-Jales/SP.
-
A biópsia da próstata tem por principais riscos: Infecção e Sangramento. Por este motivo, você deverá tomar antibióticos nos primeiros dias após a biópsia e restringir suas atividades. Sangramentos discretos na urina, fezes e no esperma são comuns e não causam nenhum malefício. A biópsia serve para confirmar a presença de um câncer na próstata ou qual a outra causa para seu PSA elevado (HPB = Próstata Crescida ou Prostatite = inflamação). Seu médico fez bem em solicitar a biópsia, pois somente com o diagnóstico de Tumor de próstata que se pode dar o tratamento mais correto. E quanto antes for dado o diagnóstico, melhor.
-
Olá...
O primeiro passo é procurar um Urologista de sua confiança para que se faça o diagnóstico da doença e se instaure uma terapêutica adequada. O tratamento vai desde a observação, em casos de curvatura leve, até a intervenção cirúrgica para pacientes onde a curvatura atrapalha a vida sexual. Há que se tomar cuidados em não querer realizar a cirurgia de imediato à instalação do problema, pois um percentual considerável irá regredir espontaneamente, enquanto outro grupo de pacientes irá progredir, tornando a cirurgia de pouca valia se realizada no momento inadequado. O ideal é aguardar até a estabilização da curvatura por pelo menos 1 ano. Nesse período, é possível o uso de medicações que auxiliam no tratamento.
Um bom dia...!!! -
A Doença de Peyronie é uma enfermidade em que o pênis em ereção passa a ter uma curvatura patológica que prejudica a penetração. O tratamento é guiado pelo grau de curvatura peniana de cada paciente.
O tratamento pode variar de anti-inflamatórios orais, cirurgias onde se resseca a placa causadora da curvatura ou até um implante de prótese peniana.
-
São os Urologistas que tratam e acompanham tais lesões, que têm grande frequência, incidência e prevalência. Ou seja, grande probabilidade de recidiva local.
-
Você pode estar com uma Orquite ("inflamação" no testiculo), então precisa ir ao médico que lhe operou para que seja feito o diagnóstico e tratamento.
-
Se a cirurgia foi há poucos dias, pode ser um edema ou hematoma, porém se já se passaram vários dias do procedimento, você está com um processo inflamatório no local e deve procurar o seu urologista para instituir a conduta terapêutica adequada.