Reumatologia - Perguntas respondidas
-
Olá. Boa tarde. O tratamento costuma ser clínico e conservador. Com sessões de fisioterapia, imobilização com órtese e medicação anti-inflamatória. Nos casos mais graves, está indicado infiltração (injeção a base de corticoide no sítio da compressão do nervo mediano) ou tratamento cirúrgico. Obrigada. À disposição.
-
O tratamento da Gota deve ser orientado por um reumatologista.
 
Alguns pontos importantes a saber:
 
O tratamento é para sempre. O ácido úrico aumenta ou por problemas na eliminação renal ou por alterações de sua produção. Em ambas situações os defeitos são genéticos, ou seja, definitivos.
 
As alterações na dieta e o tratamento medicamentoso precisam ser rigorosamente seguidos, do contrário, o ácido úrico volta a subir e é uma questão de tempo para aparecerem novas crises de gota, além de aumentar o risco de que deformidades articulares apareçam.
 
Atualmente, usa-se anti-inflamatórios não esteroides (AINES) nas crises agudas e colchicina somente nos pacientes que tenham contra-indicações aos AINES. Podem ser associados analgésicos mais potentes se necessário.
 
Às vezes a punção articular com agulha e seu esvaziamento causam grande alívio na dor. Pode ser necessário uma injeção intra-articular de corticoide.
 
Após passada a crise, o alopurinol é o medicamento de escolha para reduzir o ácido úrico. As doses variam bastante de pessoa para pessoa. É muito importante associar o uso de alopurinol a uma dieta específica para pacientes com gota.
Equipe médica Centralx
-
A fibromialgia são dores difusas que têm como causa principal um comprometimento emocional, assim para melhorar das dores é preciso mudar os hábitos de vida como fazer atividade física, procurar um psicólogo que poderá ajudar emocionalmente, ter atitude para mudar aquilo que te aflige no dia a dia. Alguns medicamentos podem ajudar, mas não são o ponto principal. Se você não tentar mudar sua vida, não há medicamento no mundo que vai fazer você melhorar.
-
Olá, pode ser doença ocupacional relacionada ao trabalho devido aos movimentos repetitivos, mas o ideal é procurar um reumatologista para diferenciar as tendinites, de possíveis outras doenças reumáticas, associadas a artrite de mãos e punhos. De maneira geral a dor provocada pelo esforço está mais relacionada à doença mecânica, no caso as tendinopatias, no caso das doenças reumáticas inflamatórias, a dor se inicia no período da manhã, ao acordar. Espero ter ajudado. Um abraço.