Reumatologia - Perguntas respondidas
-
Sua mãe pode ter desenvolvido uma dor crônica. Isso é o que ocorre quando um processo ortopédico, como uma artrose de quadril, por exemplo, existe por período prolongado e mesmo após uma cirurgia a sensação dolorosa persiste, pois ela passa a estar centralizada em áreas cerebrais. Esse tipo de dor provoca uma sensação de incômodo difuso, que pode ser interpretado como uma dor muscular. Apenas medicamentos capazes de modular a química cerebral podem aliviar este tipo de dor. Esses medicamentos devem estar associados à técnicas de reabilitação fisioterápica bem como a mudanças comportamentais, já que a dor centralizada é multifatorial, podendo ser influenciada por emoções. É preciso ter o apoio de uma equipe multidisciplinar para se obter uma melhora da qualidade de vida do paciente com dor crônica.
-
Avaliar se há outras condições associadas, que mantém o ácido úrico alto. Se há possibilidade de ajustes de doses e se é necessário novos medicamentos. O melhor é o acompanhamento com um Reumatologista.
-
A avaliação desse caso pode ser feita por qualquer médico reumatologista. A elevação do PCR é muito inespecífica, ou seja, várias condições clínicas podem levar à sua alteração.
Dentro do contexto das dores nos joelhos, o médico poderá chegar à conclusão se essa alteração é relevante ou não.