Otorrinolaringologia - Perguntas respondidas
-
Prezado, pode sim ser necessária a cirurgia. Normalmente são infecções crônicas causadas por biofilme bacteriano (aglomerado de bactérias e compostos que elas produzem para se defender e viver em colônias microscópicas), no qual os antibióticos não conseguem penetrar e erradicar a infecção.
-
Olá,
é importante fazer uma avaliação com otorrino. Existem diversas causas de obstrução nasal, que variam bastante inclusive de acordo com a idade da criança. Ele pode apresentar, por exemplo, rinite, aumento da adenoide ("carne esponjosa") ou outras alterações no nariz. É preciso identificar qual é o problema no caso dele para um tratamento adequado. -
Prezado internauta, é fato que a amamentação é altamente recomendável como a melhor forma de alimentação para o bebê até os 6 meses de idade, não só pelos seus benefícios nutricionais e imunitários, como também por demandar uma mecânica de sucção tal que é uma verdadeira fisioterapia natural para a musculatura orofacial, com consequências muito positivas para a respiração. Entretanto, não é provável que uma obstrução nasal com respiração oral apenas, como descrito, seja causada apenas por isso. Desta forma, temos sim que pesquisar outras causas comuns, entre as quais cabe destacar o aumento das adenoides e/ou amígdalas, as rinites alérgicas e não alérgicas e outras alterações estruturais nasais, como desvios septais e hipertrofia de cornetos, só para citar as mais frequentes condições. Procure seu otorrino!
-
O Sr. (ou Sra.) precisa ser examinado (a) pelo especialista. A obstrução nasal pode ter origem/causa funcional (p.ex. rinite alérgica), anatômica (p.ex. desvio de septo nasal) ou a associação das causas anatômica e funcional. Uma boa consulta médica pode identificar as possíveis causas e orientar o correto tratamento.
-
Olá, a primeira coisa a fazer é avaliar se estes sangramentos estão tendo repercussão no sangue dele (hematócrito). Seria interessante saber se ele toma medicamentos que influenciam na coagulação como aspirina ou varfarina. É preciso fazer a avaliação da cavidade nasal e em alguns casos a cauterização de vaso se faz necessária, que pode ser feita em nível ambulatorial.