Otorrinolaringologia - Perguntas respondidas
-
Bom dia. Você deve procurar um otorrinolaringologista para um tratamento adequado.
-
Muito além do ruído, que pode causar até problemas conjugais, a síndrome da apneia obstrutiva do sono, cujo ronco é apenas uma das repercussões, traz sérios agravos à saúde de seu portador. O problema é, em geral, multifatorial, não dependendo apenas de uma única causa, senão de várias. Procure o seu otorrinolaringologista para uma melhor investigação, diagnóstico e conduta.
-
Prezado paciente,
o zumbido pode sim ser manejado e muito bem controlado através de diversos tratamentos dependendo da etiologia (causa) do mesmo.
Antes, faz-se necessário uma investigação e, diante do diagnóstico, pode se implementar medidas que na maior parte dos casos são eficazes em prover melhor qualidade de vida.
-
Prezado internauta,
A obstrução nasal unilateral é relativamente comum e as causas são diversas.
Geralmente há uma questão mais estrutural/mecânica implicada no processo, oferecendo resistência à entrada do ar. Só para citar algumas possibilidades, o otorrino deve ter em mente desvio septal, polipose nasossinusal, insuficiência alar, estenose óssea do forame piriforme, papiloma invertido etc.
Uma avaliação com o seu otorrino possibilitará o diagnóstico preciso e uma proposta terapêutica adequada para o seu caso. -
Provavelmente você tenha uma alteração estrutural dentro do seu nariz que impede o fluxo de ar adequado, como um desvio de septo (parede que separa as duas narinas) ou um pólipo. Trauma nasal pode levar a um nariz torto que também prejudica a respiração, mais de um lado. Dependendo da idade (como em crianças) podem existir outras causas que serão esclarecidas em uma consulta com o especialista e, sim, cirurgias podem resolver!