Isto irá depender de qual o médico terá o primeiro contato com o paciente portador da lesão.
 
Por vezes, isso poderá se dar até mesmo numa emergência, por um clínico, mas o mais comum é que o paciente chegue primeiramente ao consultório de um otorrinolaringologista.
Há um grande número de doenças da boca que podem cursar com alterações na coloração da língua, a maior parte delas não é grave, mas creio que um exame físico e uma consulta detalhada com o especialista (otorrinolaringologista), seja imprescindível para um correto diagnóstico e o descarte de complicações ou condições mais graves.
Prezados pais, é possível que a obstrução causada pelo aumento das adenoides esteja, da mesma forma que prejudicando a entrada de ar, também afetando e dificultando a drenagem do muco. Procure seu otorrino!
Caso seja uma criança, existe essa possibilidade sim. Normalmente no adulto isso não ocorre. Você precisa procurar um médico, pois podem ser sintomas de alergia também e assim ele poderá determinar o fator mais importante nesse caso. Att.
A cirurgia na maioria dos casos está ligada à reparação estética. Uma avaliação pormenorizada da parte interna da orelha é necessária, pois na maior parte dos casos é normal, e a malformação externa não impede uma audição próxima do normal.
Depende. O problema da pouca audição pode ou não estar relacionado a este problema de malformação da orelha. O ideal é procurar um médico otorrino para que este possa avaliar o caso.
A malformação pode se restringir apenas ao aspecto estético (malformação do pavilhão auricular) ou ser acompanhada de perda auditiva. O ideal é que seu filho seja examinado por especialista que possa lhe orientar sobre como se conduzir neste caso específico.
Sim, caro internauta! É o otorrinolaringologista o especialista que trata das labirintopatias, doenças que acometem o vestíbulo ou labirinto, estrutura responsável por dar a noção de posição do corpo no espaço e que está situada no ouvido interno.
Sim, o médico otorrinolaringologista é o mais indicado para tratar as doenças relacionadas à orelha interna, incluindo as labirintopatias e as perdas de audição.
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.