Ortopedia e Traumatologia - Perguntas respondidas
-
Isso não é normal, significa que há alterações degenerativas na coluna que, apesar de iniciais, devem ser tratadas para evitar a piora do quadro. Isso pode causar dor local, perda de amplitude de movimento da coluna e até mesmo a compressão dos nervos da coluna, que leva a formigamento e perda de força nos membros inferiores.
 
Recomendo procurar um cirurgião de coluna para iniciar seu tratamento.
-
Em geral, não é recomendado que se realize múltiplas punções do joelho para a retirada do líquido articular em excesso.
 
A recidiva do derrame articular significa que há algum insulto ocorrendo à articulação, o que somente será resolvido após realizado o diagnóstico, que pode incluir doenças articulares como artrites inflamatórias, artrose e lesões ligamentares ou meniscais.
 
Não recomendo novas punções. Recomendo que procure um ortopedista especialista em joelho para fazer um diagnóstico definitivo e iniciar seu tratamento.
-
A vacina contra a febre amarela é de uso restrito, pois contém vírus vivo, o que implica que pacientes com o sistema imune enfraquecido podem desenvolver fases iniciais da doença após a aplicação.
Visto que a osteogênese imperfeita é uma doença crônica e debilitante, recomendo que peça orientação ao pediatra ou clínico geral que o acompanha, pois é o profissional que melhor pode julgar o estado geral do seu filho e dizer se a vacinação é segura ou não.
-
As bursas são tecidos que servem de interface entre estruturas móveis que se encontram em contato íntimo a maior parte do tempo.
A bursite é a inflamação desse tecido. Em geral, tem início após longos períodos de sobrecarga local, como trabalho com os ombros elevados, apoio sobre os cotovelos ou joelhos.
Em geral, não são causadas por traumas. O trauma pode causar lesões tendíneas, como rupturas parciais ou totais, mas não está relacionado diretamente à bursite.
Recomendo que procure um ortopedista para avaliação e início do seu tratamento!
-
A dor do neuroma de Morton pode se irradiar para a perna, mas não é muito comum. Dores que fogem à área típica da doença podem ser sinal de que há outro problema associado, como uma compressão nervosa na coluna.
Recomendo avaliação por um cirurgião especialista em cirurgia do pé para esclarecer seu diagnóstico.