Ortopedia e Traumatologia - Perguntas respondidas
-
Pode ser usado tanto o gelo quanto o calor como medida anti-inflamatória/analgésica, eu geralmente recomendo gelo na fase aguda. O tratamento não cirúrgico é possível desde que possa ser eliminada a causa da sinovite. Uma vez que não se obtenha sucesso no tratamento conservador, poderia ser indicado o tratamento cirúrgico. Abraços e espero ter ajudado.
-
Boa noite.
Sinais de espondilose cervical significa que você tem um processo degenerativo, ou artrose, em fase inicial na coluna cervical. Na radiografia simples ou tomografia, identificamos a espondilose com a presença de pequenos osteófitos (formações ósseas na tentativa do organismo de aumentar a estabilidade), diminuição do espaço do disco intervertebral e esclerose dos platôs vertebrais ou das facetas (articulações na parte posterior da coluna). A dor pode ser de origem muscular, discogênica (com origem no disco intervertebral) ou facetária e ainda ter outros fatores associados, como depressão por exemplo. A dor causada pela artrose ou espondilose pode ser referida na região occipital, nuca, trapézios, ombros ou escápulas.
Por isso, é fundamental procurar um médico para esclarecer o diagnóstico e iniciar o tratamento mais apropriado.
-
Boa noite.
Dor nas costas pode ser causada por uma infinidade de patologias. É imprescindível colher história detalhada e realizar exame físico minucioso para saber qual a fonte da dor. Às vezes, também são necessários exames complementares para auxiliar no diagnóstico. Só então poderia indicar o tratamento mais apropriado.
Portanto, procure o seu médico para uma avaliação.
-
Boa noite.
Escoliose dessa magnitude é considerada leve, não progride após a maturidade esquelética e nem causa problemas futuros, não necessitando de tratamento algum. Os estudos mostram que pacientes que possuem escoliose leve tem o mesmo risco de ter dor na coluna que indivíduos que não tem escoliose. Da mesma forma, diferenças de comprimento dos membros inferiores menores que 1cm não exigem nenhum tipo de tratamento.
Só será necessário acompanhamento médico caso você ainda não tenha atingido a maturidade esquelética.