Oftalmologia - Perguntas respondidas
-
Os exames são definidos caso a caso, pelo médico que vai lhe operar e variam em função da idade, condições de saúde geral, comorbidades oculares, tipo da catarata, uso de medicações, etc., tudo para proporcionar maior segurança ao paciente, estabelecer prognóstico e a programação cirúrgica.
-
Olá, bom dia. Sugiro marcar consulta com oftalmologista da sua região para investigar presença de problemas de refração, inflamação ocular (ceratite) e avaliar o segmento posterior dos olhos (vítreo e retina). Diabetes pode alterar a refração e também causar alterações no fundo do olho (hemorragias, retinopatia), sendo muito importante o controle adequado da glicemia, com acompanhamento endocrinológico e nutricional.
-
A fotocoagulação a laser pode ser dolorosa dependendo do local da retina (fundo de olho) onde foi feita. Ela pode sim limitar um pouco o campo de visão do paciente e diminuir a visão noturna. Se a dor estiver piorando, a visão estiver piorando rapidamente, é preciso consultar com seu oftalmologista especializado em retina e vítreo para uma avaliação completa.