A decisão por uma cirurgia de catarata é em acordo entre médico e paciente e depende do tipo, estadiamento da catarata e o quanto ela está afetando sua visão, sua qualidade de vida, etc. A simples existência de uma catarata não é uma imposição para cirurgia, a depender dessas variáveis citadas acima. Somente uma avaliação para verificar a possibilidade de outras alternativas por hora, por exemplo, lentes de contato.
Se for mesmo alergia, é possível controlar com o afastamento dos fatores desencadeantes (por exemplo, poeira, pólen, pelos de animais, etc.), mudança de hábitos e uso de medicações tópicas.
A falta de uso dos óculos de grau pode desencadear esses sintomas. Recomendo que busque uma consulta a um oftalmologista o quanto antes, para atualizar sua refração e descartar outros problemas oculares.
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.