Doutor Responde
Login

Neurologia Pediátrica - Perguntas respondidas

Minha filha está com um aninho, não fica de bruços, chora muito quando eu insisto, não senta sozinha e nem firma as perninhas. Já levei ao pediatra e os exames, tudo ok. Me falaram que tenho que fazer uma ressonância magnética. Me ajuda, por favor?
  • Olá, sua criança está apresentando um atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, o ideal seria uma avaliação por um neurologista pediátrico afim de identificar possíveis causas, realizar uma investigação e instituir um tratamento (quanto mais precocemente for instituída a reabilitação de forma adequada, melhor será o prognóstico da criança).
    Quanto à realização de Ressonância Magnética, é um exame importante na investigação de causas de atraso do desenvolvimento, porém não é o único exame realizado. Algumas crianças possuem contraindicação devido à necessidade de sedação das crianças para realização do exame, sendo o neuropediatra fundamental na indicação e avaliação dos resultados.

    9
    Dr. Reinaldo Regis Silva
    Dr. Reinaldo Regis Silva
    Neurologia
    Neurologia Pediátrica
    Anápolis / GO
    Solicitar agenda
Boa tarde, meu filho tem um lado do corpo que ele não movimenta. O que deve ser? Ele tem um ano?
  • Boa tarde, é necessário realizar exame neurológico adequado, para o diagnóstico correto.
    Procure atendimento com neurologista infantil/neurologista.

    10
    Drª. Carolina de Melo Oliveira
    Drª. Carolina de Melo Oliveira
    Neurologia Pediátrica
    Montes Claros / MG
    Solicitar agenda
Bom dia! Tenho um menino de 7 anos. A professora relata que ele se distrai com qualquer barulho e com isso acaba se atrasando nas atividades. É uma criança calma em sala de aula. Gostaria de saber se é caso de medicação ou somente acomp. psicóloga?
  • Olá, crianças que apresentam desatenção importante com prejuízo no desempenho escolar devem ser avaliados por um neurologista infantil que realizará uma entrevista junto à família e à criança com avaliação de relatórios preenchidos pela escola (relatório de desempenho escolar e comportamento) sendo realizados posteriormente alguns testes com a criança. Caso exista algum problema cognitivo comportamental ou dificuldades de aprendizagem identificadas, um tratamento será iniciado, seja ele com medicamentos (quando necessário) ou acompanhamento com um profissional especializado (psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos etc..).

    8
    Dr. Reinaldo Regis Silva
    Dr. Reinaldo Regis Silva
    Neurologia
    Neurologia Pediátrica
    Anápolis / GO
    Solicitar agenda
Meu filho tem 2 anos e ele fica muito isolado, é muito nervoso e chora muito. O que devo fazer?
  • Nada como uma boa avaliação de um bom pediatra e, se necessário, um neuropediatra. A grande maioria é só birra, mas diagnosticar precocemente transtornos de comportamento (como autismo e seu espetro) evita muita dor de cabeça futura.

    8
    Dr. William de Mattos Santussi
    Dr. William de Mattos Santussi
    Pediatria
    Pneumologia
    Naviraí / MS
    Solicitar agenda
EU TENHO UM SOBRINHO DE UM ANO E OITO MESES QUE NÃO FICA EM PÉ SOZINHO, NEM SEGURANDO EM ALGUMA COISA. O QUE PODE SER?
  • Boa noite,
    Procure um neurologista pediátrico para investigar, nesta idade as crianças já estão dando alguns passinhos.
    Se possível, comece fisioterapia para estimular seu bebê.

    8
    Drª. Leticia Suzue Oya Kabashima
    Drª. Leticia Suzue Oya Kabashima
    Neurologia Pediátrica
    Pediatria
    Manaus / AM
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.