Neurologia Pediátrica - Perguntas respondidas
-
Tontura desencadeada por condições afetando as vias cerebelares podem ser acompanhadas por vômitos, visão dupla, fala arrastada, perda da coordenação motora e atraso do desenvolvimento (não aquisição de habilidades próprias da idade). Condições relativas aos ouvidos, visão e distúrbios metabólicos podem ser identificados na avaliação do pediatra. Como neurologista, sempre indico testes neurológicos e exames de imagem (ressonância magnética).
-
Olá! É muito comum ocorrerem casos de epilepsia de difícil controle em crianças com paralisia cerebral, por isso, é imprescindível o acompanhamento neurológico regular. Será necessário uma ampla revisão dos fármacos usados até o momento com suas respectivas doses, avaliação do padrão clínico das crises, bem como a realização de eletroencefalograma para definir o melhor tratamento.
-
Olá! As birras são comuns nessa faixa etária. A criança precisa entender que aquele sentimento de raiva e tristeza vai passar, dê suporte e carinho no momento da birra, tente sempre ficar na altura da criança e mantendo um contato visual... Por mais difícil que seja, evite ceder ao que a criança quer e mantenha o diálogo. Dar seu colo, suporte e carinho é diferente de ceder às vontades da criança.
Se já consegue fazer tudo isso e mesmo assim as coisas estão difíceis, uma avaliação com profissional da psicologia torna-se necessária.