Neurologia Pediátrica - Perguntas respondidas
-
Bom dia!
O diagnóstico do TEA (transtorno do espectro autista) é amplo, necessita de uma avaliação cuidadosa e em alguns casos é mais demorado. Aconselho vc solicitar avaliação de outros profissionais habilitados, pois vc tem 2 diagnósticos diferentes até o momento. Lembrando que quanto mais cedo a atuação, melhor prognóstico posterior, ou seja, quanto mais precoce o tratamento melhores resultados futuros. No caso do autismo, existem diagnósticos diferenciais, casos leves que muitas vezes levam ao diagnóstico ambíguo mesmo.
Tem um livro bom e prático do dr. Abram Topczewski que pode ajudar. (Transtorno do espectro autista, como lidar).
-
A assimetria craniana pode estar relacionada com fechamento precoce de alguma sutura craniana, que é uma espécie de cartilagem de crescimento. Prioritariamente deve haver avaliações seriadas do perímetro encefálico e acompanhamento do desenvolvimento neuropsicomotor. Se houver aumento do perímetro cefálico, com desenvolvimento neurológico normal, a condição "assimetria craniana" torna-se mais um problema estético que, dependendo do caso, não terá indicação cirúrgica.
-
Qualquer médico pode realizar o diagnóstico e tratamento de doenças, mas o melhor profissional é aquele que tem costume com o quadro e, o principal, de sua confiança, pois o tratamento e controle da doença vai depender muito das suas informações e das suas ações após as orientações.
Já entre especialistas, os mais indicados são Psiquiatra infantil e o Neurologista Infantil. Na falta desses profissionais na sua região, procure o que tem experiência e paciência com atendimento pediátrico, pois será muito importante a confiança do seu filho com o médico.