Nefrologia Pediátrica - Perguntas respondidas
-
A Nefrologia Pediátrica trata das doenças relacionadas aos rins e trato urinário na Infância, sem, no entanto, realizar procedimentos cirúrgicos, que fica a cargo do Urologista pediátrico ou Cirurgião Pediátrico.
Sua filha, pelo que descreve no relato, deve ser consultada por nefrologista pediátrico, o qual pode solicitar alguns exames para esclarecimento, entre estes ultrassonografia de Vias Urinárias, Uretrocistografia miccional, EAS (exame de urina) e Cultura da urina. Se as infecções forem com febre alta, deve também ser submetida a Cintilografia Renal com DMSA. Se no caso for preciso, pode-se fazer um estudo do ato de miccão, que é um ato muscular. Caso haja comprometimento do rim pelas infeções deve-se investigar o crescimento e metabolismo ósseo da criança, para ter certeza que não foi afetado, investigação esta realizada pelo Nefrologista Infantil ou Pediátrico,
Espero poder ter ajudado.
Cordialmente, Dr Luiz cerqueira da Costa.
CRM RJ: 52 54770-2
-
O refluxo vesicoureteral (RVU) naturalmente tende a regredir com o tempo. Porém, a associação com cicatrizes renais, distúrbio da bexiga e outras anormalidades, precisa ser sempre bem avaliado.
Assim, apenas o seu médico pode lhe prestar melhores informações.
Porém, ressalto, o RVU pode estar presente mesmo em pessoas com ultrassonografia normal.
-
Bom dia! Creatinina de 0,4mg/dl para uma criança de 4 anos está na faixa normal para a idade. Na idade de sua filha, muitas vezes a brincadeira e diversão falam mais alto e é realmente importante que os pais lembrem as crianças de beberem água e irem ao banheiro para fazer xixi. Não vejo nenhuma anormalidade.
-
A presença de edema (inchaço) e urina espumando podem ser sinais de uma doença renal em vigência. Porém, apenas essas informações não são suficientes para te dar um diagnóstico. Minha recomendação é que você procure um nefropediatra ou um pediatra de sua confiança, para avaliar o seu filho.