Retorne a quem solicitou o exame. Se foi um ginecologista, ele a encaminhará à Mastologia. Se foi um mastologista, ele pedirá mamografia, ou poderá fazer uma punção ou Core-Biopsy do nódulo classificado como BIRADS 4.
Podem ser várias causas, desde nódulos benignos a cistos ou até o próprio desenvolvimento das glândulas mamárias. Sugiro que vocês procurem um Mastologista e realizem os exames necessários.
Alguns serviços optam em fazer biópsia antes da cirurgia, para confirmar o tipo de lesão, mas se confirmado que é realmente uma vegetação dentro do ducto, independente do tipo, deve ser realizado a retirada cirúrgica sim, pois estas lesões estão associadas com risco de virar câncer no futuro e em um pequeno percentual de casos já pode ter células malignas associadas.
Em alguns casos, a depender da imagem no exame e do tamanho, pode ser tentado o procedimento de mamotomia, que é um tipo de biópsia não cirúrgica, mas com agulha mais grossa . O mastologista irá avaliar se no caso tem indicação ou não. Boa sorte.
Em geral a retirada de nódulo benigno da mama é um procedimento rápido e que a paciente não fica internada, mas discuta com seu médico sobre o procedimento e o tempo de internação e recuperação.
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.