Mastologia - Perguntas respondidas
-
Os cistos mamários não são considerados como um fator de risco para câncer de mama. Trata-se de uma alteração dos canais ou sistema de ductos das mamas que é mais frequente por volta da 4ª e 5ª décadas. A história de uma tia com câncer de mama deve ser levada em consideração, mas, juntamente com outros fatores como idade de início das menstruações, gestações, densidade das mamas na mamografia e reposição hormonal após a menopausa. No mais, mantenha seu acompanhamento médico com realização dos exames de imagem da mama conforme recomendação para sua idade.
-
Vamos lá...primeiro dor na mama é o sintoma que menos preocupa o mastologista em relação ao câncer de mama. EMAMA, óleo de prímula, etc.... todos os remédios receitados para dor mamária não tem nenhum embasamento científico sobre sua eficácia. Que sabemos é que TODOS são iguais ao placebo ( "cápsula de farinha" ). Outro assunto são seus nódulos...aí seria necessário uma consulta para exame clínico e novos exames de imagem se julgar necessário. Ok?
-
Via de regra os procedimentos com intuito apenas estéticos são realizados pelos cirurgiões plásticos. Quando há alguma doença mamária, como câncer de mama, o mastologista com formação para cirurgia reparadora pode realizar uma redução de mama em conjunto com a cirurgia para o câncer de mama. Mas existem muitos mastologistas que preferem não realizar estes tipos de procedimentos. Ok?