Mastologia - Perguntas respondidas
-
Bom dia! Dependendo da causa da ginecomastia, seu filho pode ser operado sim. Faz-se necessário uma avaliação clínica para se estabelecer o diagnóstico. Procure um cirurgião plástico e faça uma avaliação.
-
Microcalcificações agrupadas no exame de mamografia, como qualquer alteração em exames de imagem das mamas, deverá ser classificada pelo sistema BIRADS. Esta classificação é utilizada internacionalmente nos laudos radiológicos de exames de imagem de mamas. Microcalcificações agrupadas sem características suspeitas, normalmente serão classificadas como BIRADS 3 e em geral deverão permanecer em acompanhamento semestral. Quando há alguma característica de suspeição (irregulares, diferentes entre si, etc.), elas serão classificadas pelo menos como BIRADS 4 e deverão ser submetidas à um exame de biópsia guiada pelo método de estereotaxia (imagem obtida pela mamografia) para esclarecimento diagnóstico. É aconselhável que você busque atendimento com um médico mastologista para um esclarecimento definitivo do quadro. Espero ter lhe ajudado com sua dúvida.
-
O cisto mamário, quando é simples (possui conteúdo líquido fluido ao exame de ultrassonografia mamária) é classificado como alteração BIRADS 2 ou categoria 2, ou seja, uma alteração benigna das mamas. Cistos mamários são mais frequentes no quadrante súpero-lateral das mamas, em pacientes de meia idade e podem eventualmente atingir o tamanho de alguns centímetros, principalmente nas fases pré-menstruais. Nesta situação, de acordo com sua localização, pode ocorrer compressão de nervos sensitivos locais causando dor mais intensa, normalmente do tipo queimação ou ardência. O nervo que mais frequentemente, quando acometido por algum quadro inflamatório local, causa dor irradiada para o braço, é o nervo intercostobraquial. Desta forma, pode ser que o quadro referido tenha como causa um cisto mamário ou algum outro tipo de quadro inflamatório do próprio nervo citado. É recomendado que você busque uma avaliação médica para o correto esclarecimento do sintoma.
-
Inicialmente, importa esclarecer que não tivemos acesso a informação de sua idade, porém, encontrar um relato de mamas densas no exame de mamografia em pacientes jovens é bastante comum. Como orientação para você, é recomendado que pacientes que apresentam mamas densas na mamografia, tenham sua avaliação complementada com um exame de ultrassonografia mamária. Isto é importante, pois possibilita detectar nódulos ou massas que podem ficar obscurecidos pela alta densidade do tecido mamário no exame de mamografia.