Infectologia - Perguntas respondidas
-
O ar condicionado retira a umidade do ar para poder resfriar o ambiente, o que causa ressecamento e irritação das mucosas. Não raro, pessoas com histórico de rinite e quadros alérgicos pioram em ambientes com ar condicionado.
Especificamente sobre COVID, o uso de ar condicionado faz com que o ambiente permaneça fechado, impedindo a circulação e renovação do ar no ambiente, favorecendo a saturação e facilitando a contaminação.
Os ambientes devem estar sempre com portas e janelas abertas para circulação de ar.
-
O tratamento do micetoma é complexo e depende do resultado da biópsia (que identifica o agente causador). Algumas vezes, é uma associação entre medicamentos (antibióticos ou antifúngicos, dependendo do agente) e procedimento cirúrgico (dependendo da localização e da gravidade da lesão).
-
Boa tarde! Se sua preocupação é com contaminação de alguém da casa através das plantas, não há nada a fazer, visto que o fungo da esporotricose está presente normalmente nesse ambiente. Porém, atualmente, a principal forma de transmissão para humanos não é pelo contato com plantas e sim pelo contato com gatos infectados. Cuide bem do seu animal para que ele tenha chance de se curar. Ao cuidar dele, use luvas para não ter contato direto com suas feridas e secreções e não deixe que ele lhe lamba, morda ou arranhe, pois é através deste contato que ocorre a transmissão. Quanto à limpeza do ambiente, é normal, com água, sabão, desinfetante, etc.
Att.