Infectologia - Perguntas respondidas
-
Olá!! Atualmente, toda pessoa infectada pelo HIV, independente dos resultados de carga viral ou CD4, deve iniciar o coquetel o quanto antes. Isso porque está demonstrado que o início precoce do tratamento é mais benéfico para esses pacientes do que o início tardio, visto que retarda a progressão para AIDS e melhora a sobrevida.
Att.
-
Não se recomenda realizar exames sorológicos (IgM ou IgG) para validação de vacina contra COVID-19. Ainda não foram determinados parâmetros adequados, e um exame positivo não significa proteção, assim como exame negativo não significa falta de proteção.
A pessoa que recebeu as 2 doses é considerada protegida após 15 a 20 dias da segunda dose.
Importante manter as medidas de cuidados individuais (máscara, distanciamento, higiene) enquanto ainda houver baixa cobertura vacinal no país.
-
Olá. Sim, você pode, e na minha opinião, deve fazer alguns exames para pesquisar ISTs. Mas, nesse momento tão recente, os exames que você fizer ainda não reproduzirão esta exposição, mas sim a sua própria condição prévia à exposição. Você pode esperar um período de 25-20 dias e iniciar os exames, lembrando que pode ser necessário repetir o anti-HIV depois, caso negativo.