Hepatologia - Perguntas respondidas
-
Boa tarde, para diferenciação de lesões pequenas são necessários dois exames de imagem e exames de sangue. Necessitará de acompanhamento com hepatologista; mas não se preocupe demais, lesões hipocaptantes costumam ser benignas. Procure um especialista para tirar sua dúvida. Boa sorte!
-
Parece ser uma lesão BENIGNA. Lesões malignas costumam ser maiores e HIPERcaptantes. Porém, nódulos menores que 2,0cm são lesões difíceis de serem caracterizadas, por isso, você tem que manter o acompanhamento com hepatologista, que provavelmente orientará repetir o exame após prazo determinado (geralmente 6-12 meses). Outros fatores que aumentam o risco de lesão maligna também devem ser avaliados - presença de obesidade, hepatites virais, alcoolismo, tabagismo e outras doenças hepáticas associadas.
-
Alterações no fígado: é importante consultar um hepatologista e realizar a elastografia hepática por fibroscan.
Descrição:
Se você tem alterações no fígado, é importante consultar um hepatologista para entender o que está causando essas alterações e se é necessário realizar um exame mais completo, como a elastografia hepática por fibroscan.
A elastografia hepática por fibroscan é um exame não invasivo que pode ser usado para avaliar a rigidez do fígado. A rigidez do fígado é um indicador da gravidade da doença hepática.
Se você tem alterações no fígado, consulte um hepatologista para saber se a elastografia hepática por fibroscan é um exame indicado para você.
-
Nódulo é sempre preocupante. Embora a maioria dos nódulos no fígado seja benigna, como existe risco de ser um câncer, este deve ser sempre avaliado e acompanhado por um hepatologista.
-
É preciso investigar pois as enzimas hepáticas (entre elas a TGO) podem estar alteradas em diversas situações: uso de medicamentos, gordura no fígado, uso de álcool, hepatites virais, entre outras.