Hematologia e Hemoterapia - Perguntas respondidas
-
A hemoterapia é a especialidade médica em que o paciente recebe componentes de sangue via endovenosa para tratar distúrbios e doenças.
A "auto-hemoterapia" em que o paciente recebe doses pequenas do próprio sangue intramuscular, para melhorar a imunidade, não tem embasamento cientifico.
-
Depende do que você chama de "Hemoterapia". Se você se refere à "auto-hemoterapia", um tipo de tratamento que envolve a injeção intramuscular de sangue do próprio paciente, então a resposta é não. É uma técnica sem qualquer embasamento racional nos conhecimentos médicos atuais, e sobre a qual não há nenhum resultado positivo publicado em revista médica respeitável. A asma é da responsabilidade dos colegas pneumologistas e imunologistas.
-
Você precisa marcar uma consulta com um hematologista.
Equipe médica Centralx
-
Pode ser uma linfocitose "reacional", que é uma resposta normal do sistema imunológico a algum agente infeccioso (ex: mononucleose por vírus EBV) ou pode ser uma linfocitose "primária", por conta de um aumento desordenado da produção de linfócitos na medula óssea, sem que haja necessidade para tal. Essa segunda situação, caracterizaria uma leucemia linfocítica, por exemplo. É importante consultar um hematologista.
-
As causas podem ser neurológicas e/ou vasculares. O priapismo pode ser condicionado por distúrbios sanguíneos (anemia falciforme, leucemia, etc) ou por lesões e traumas da medula espinhal. Nos idosos pode estar associado a neoplasias. Alguns medicamentos podem levar ao priapismo, sendo os mais comuns as injeções intracavernosas (no corpo do pênis) para o tratamento da disfunção erétil. Também pode ser causado por picada de certas aranhas como, por exemplo, da aranha "armadeira". Em alguns casos, não tem causa específica reconhecida.
Equipe médica Centralx -
O priapismo acontece quando o fluxo de sangue dentro do pênis fica dificultado, impedindo o esvaziamento do órgão. Isso causa ereção muito prolongada, que acaba levando a dor intensa e pode evoluir mal, com gangrena. Ocorre em situações de aumento da viscosidade do sangue, que prejudica o fluxo. Exemplos de doenças do sangue em que pode ocorrer são a anemia falciforme e a leucemia mieloide crônica.