Geriatria - Perguntas respondidas
-
Olá.
É importante a avaliação médica.
Em geral esse comportamento pode estar associado a quadro demencial, no entanto, é preciso avaliar outros fatores - presença de infecção, alterações na tireoide, alterações relacionadas ao sono e quadros vasculares ( AVC). Tem sim, conforme o problema, várias medicações que podem melhorar os sintomas. Mas antes, é preciso um diagnóstico preciso.
-
Perder o cônjuge é uma experiência extremamente difícil, e pode desencadear reações emocionais intensas, especialmente em idosos. O comportamento da sua tia, com esquecimento e agressividade, pode ser reflexo de vários fatores, como luto, estresse emocional ou condições subjacentes que precisam ser avaliadas.
Como agir:
1. Seja paciente e compreensiva:
" A agressividade pode ser uma forma de expressar dor ou confusão. Tente abordar a situação com calma e evite discussões.
2. Estabeleça uma rotina:
" Manter horários fixos para alimentação, atividades e descanso pode trazer segurança e reduzir o estresse.
3. Estimule o diálogo:
" Converse sobre os sentimentos dela e esteja disponível para ouvir, mas sem forçá-la a falar se não estiver pronta.
4. Atividades estimulantes:
" Atividades leves, como caminhadas, ouvir música ou jogos cognitivos, podem ajudar a melhorar o humor e estimular a memória.
5. Evite estímulos excessivos no fim da tarde:
" Ambientes calmos e pouca luz nesse período podem ajudar a reduzir a agressividade.
Caso não tenha acesso a um geriatra na sua cidade, podemos agendar uma consulta on-line para avaliar sua tia, orientá-la e ajudar a melhorar sua qualidade de vida.
-
Olá.
O geriatra é um clínico especializado em pacientes idosos. A partir dos 60 anos, caso você tenha um bom clínico geral, que acompanhe toda a sua vida, faça as avaliações de rastreio e prevenção de câncer, fragilidade e demências, que oriente a promoção da saúde, ótimo.
Se não tem, já procura o geriatra. -
O Geriatra é um clínico especializado em pacientes idosos (>60 anos), capaz de olhar para o paciente de forma integrada e sistêmica, como um "todo". Além de cuidar de doenças pré-existentes, o Geriatra pode ajudar a rastrear outras condições, prevenir agravos, promover um envelhecimento mais saudável, e, conjugar o tratamento de múltiplas doenças evitando o uso excessivo e/ou nocivo de múltiplas medicações ("polifarmácia").
-
É o profissional especialista em geriatria, ou seja, a especialidade médica que estuda e trata das doenças ligadas ao envelhecimento.
Equipe médica Centralx -
O Geriatra trata do todas as alterações relacionadas com o envelhecimento. Alguns exemplos são:
- Alterações de memória
- Transtornos de humor/comportamento
- Osteoporose
- Equilíbrio/Quedas
- Distúrbios do sono
- Dores crônicas
- Fadiga/Astenia
- Distúrbios alimentares
- Doença de Parkinson
- Vertigem
- Interações medicamentosas
- Medicina preventiva