Olá, boa tarde. Então, realizar a CPRE é fundamental. No entanto, sempre é importante avaliar o local e tamanho do cálculo biliar. Alguns casos é inviável retirar via CPRE em virtude do tamanho do cálculo. Mas em geral isso é possível. Algo sempre muito importante é a colecistectomia posterior porque devemos lembrar que essa vesícula produzirá novos cálculos o que poderá levar a nova coledocolitíase. Então, é fundamental CPRE (endoscopia) + Colecistectomia posterior.
Se for a ideia de avaliar o estômago especificamente, não há um substituto a altura, mas não precisa ter medo, o exame é seguro e você estará dormindo durante o exame. Fique tranquilo e agende sua endoscopia.
Para estudo da mucosa do tubo digestivo, a endoscopia com biópsia é o exame padrão ouro. Ela é realizada sob sedação venosa, podendo inclusive ter o auxílio do anestesiologista. Para outras avaliações, existe o estudo radiológico - REED.
Fazemos este exame aqui em BH, utilizando um anestesiologista, tanto no hospital Vila da Serra, quanto na clínica Gastren. Necessita de uma pré-consulta.
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.