Dermatologia - Perguntas respondidas
-
Olá! Diante de um quadro de queda dos fios, é importante ir a um dermatologista, preferencialmente sem ter lavado a cabeça por mais de 24h, para que ele faça um teste (teste de tração) que irá quantificar a queda e estabelecer um diagnóstico correto. Caso seja confirmada a queda exagerada, uma pesquisa das causas de queda, eventualmente com a solicitação de exames laboratoriais, com dosagem das vitaminas importante para o cabelo, devem ser realizadas. Em seguida, um plano de tratamento será proposto.
-
Olá! Caso o diagnóstico já tenha sido feito, é importante consultar-se com um dermatologista que irá iniciar o tratamento com medicamentos orais. O objetivo do tratamento é eliminar o fungo causador da esporotricose. Exames de sangue devem ser feitos antes, durante e depois do tratamento.
-
Olá! Várias medidas podem ser adotadas para evitar a pitiríase versicolor, conhecida como "pano branco". Entre elas estão
evitar: uso de loções hidratantes e óleos na pele afetada; uso de condicionadores; ambientes quentes; permanecer com a pele suada por muito tempo após atividades físicas.
Caso essas medidas não surtam o efeito desejado, podemos iniciar o uso de alguns medicamentos profiláticos, entre eles: shampoos específicos, antifúngicos orais uma vez por mês e, em último caso, a Isotretinoína.
É importante marcar uma consulta para discutir todas as opções.