Coloproctologia - Perguntas respondidas
-
Não é normal. Saída de secreção perianal normalmente está associada com fístula perianal. Se o que você operou foi fístula, pode ter havido recidiva da mesma, o que não é incomum. Procure seu proctologista.
-
Qual cirurgia?
-
Deverá realizar investigação da diarreia. Inicialmente, com uma história clínica completa e exame físico minucioso do trato gastrointestinal. Após avaliada a queixa detalhada, direcionar ao exames conforme patologia aventada. Lembrar que diarreia poderá estar relacionada com alimentos, medicações, causas infecciosas, hormonais, entre outros, por isso destaco a importância da história clínica minuciosa. Att.
-
As causas variam de acordo com idade, dieta, cirurgias prévias...
É necessária uma avaliação de um gastroenterologista para início da investigação e do tratamento.
-
Coloproctologista ou gastroenterologista.
-
Os divertículos aparecem devido ao aumento de pressão intraluminal, com isso formam-se saculações chamadas de divertículos. Felizmente são assintomáticos na maioria dos pacientes, no entanto, em aproximadamente 20% dos pacientes com divertículos, podem levar a algum desconforto abdominal. A doença diverticular pode se tornar grave, quando um desses divertículos inflamam, causando diverticulite, em que a forma mais grave é quando ocorre perfuração ou sangramento!
-
A diverticulose consiste em uma doença adquirida, comum principalmente entre as pessoas mais idosas. Acredita-se que tenha como principal fator etiológico hábitos dietéticos relacionados ao refinamento da dieta industrializada. Pode ter um caráter benigno de evolução e ser totalmente assintomática, mas pode, também, caracterizar-se como moléstia de sinais e sintomas mais severos. O paciente se beneficiará do acompanhamento do especialista médico (gastroenterologista ou coloproctologista) e nutricionista para uma dieta adequada.