Cirurgia Videolaparoscópica - Perguntas respondidas
-
Olá, bom dia. A cirurgia para endometriose depende de uma série de fatores. Desejo gestacional, dor pélvica crônica ou dor crônica às relações sexuais que não melhora com o tratamento clínico, lesões obstrutivas, etc. Desta forma, você precisa passar com um bom ginecologista (eventualmente com um cirurgião intestinal = coloproctologista se a lesão invadir o intestino) para avaliar seu caso e daí definir se há necessidade de cirurgia ou se faz o seguimento clínico. A pura presença de endometriose não necessariamente requer abordagem cirúrgica e, por isso, há necessidade de esclarecer suas dúvidas com uma boa consulta médica. Leve seus exames, principalmente um bom ultrassom transvaginal com preparo intestinal para avaliação. Boa sorte.
-
Na indicação cirúrgica leva-se em conta a presença de cálculos, o tamanho dos cálculos (cálculos pequenos como neste caso, é mais indicado a cirurgia), sintomas relacionados a presença dos cálculos, entre outros.
A cirurgia videolaparoscópica apresenta várias vantagens em relação à cirurgia aberta.
O médico cirurgião poderá informar a indicação cirúrgica e o melhor método. -
A idade é mais uma contraindicação à realização de qualquer procedimento cirúrgico. A avaliação do cirurgião, juntamente com o risco cirúrgico do paciente que irão determinar se o paciente deve ou não realizar o procedimento.
Dr. Guilherme Rocha RibasCirurgia do Aparelho DigestivoCirurgia VideolaparoscópicaRio de Janeiro / RJ
-
A laparoscopia em ginecologia é mais comumente indicada para o diagnóstico ou tratamento de endometriose. Em uma situação que a infertilidade da senhora seja em decorrência desta causa e em caso de sucesso no tratamento a senhora teria condições de engravidar. Oriento procurar primeiro seu ginecologista especializado em reprodução humana para identificar quais as possíveis causas de sua infertilidade. E um urologista para avaliar seu companheiro.
-
Se pode ser feita em Santos, acredito que sim. Quanto ao método, é o ideal para hérnias inguinais recidivadas caso a sua primeira cirurgia tenha sido por método aberto convencional. A abordagem por videocirurgia permite a colocação da tela em plano anatômico diferente do colocado na primeira cirurgia, o que facilita a execução do procedimento, com excelente recuperação pós-operatória.
Dr. Fernando Henrique Rabelo Abreu dos SantosCirurgia do Aparelho DigestivoCirurgia GeralVila Velha / ESSolicitar agenda