Cirurgia Plástica - Perguntas respondidas
-
Todo procedimento cirúrgico tem riscos. No pré-operatório são solicitados exames, avaliação cardiológica e pré-anestésica para minimizar riscos. Mas mesmo assim podemos ter problemas de cicatrização, abrir pontos, hematomas, infecção, necrose com feridas e perda de tecidos, acúmulos de líquidos, tromboses e outros. Não há como garantir 100% sem complicações, mesmo com exames normais e com técnica adequada. Raramente inclusive óbito.
-
O mais importante é o diagnostico desses nódulos através de uma biópsia. Trocar nódulos por silicone não é indicado nem possível, já que é proibido no Brasil o emprego de silicone líquido. Entretanto, nos casos onde tais nódulos são benignos, existe a possibilidade de realizar uma cirurgia de mamoplastia redutora (Mastectomia subcutânea) onde se retira praticamente todo o conteúdo das mamas e se substitui por um implante (prótese de silicone). Consulte um cirurgião plástico para saber qual a melhor indicação no seu caso.
-
Em primeiro lugar, temos que ter uma biópsia deste nódulo para confirmarmos que se trata de um nódulo "Benigno". Confirmando a benignidade, podemos reconstruir a mama, com próteses apenas ou com retalhos locais. A melhor prótese, neste caso, seria a de "Poliuretano" com perfil natural XH, com inclusão submuscular do peitoral.
-
Teríamos que ver outros fatores que caracterizassem " Insuficiência Venosa" e/ou "Linfática". O parecer de um Cirurgião Vascular seria bem apropriado, porém, a simples obstrução da safena, não é fator impeditivo.