Cirurgia Pediátrica - Perguntas respondidas
-
O primeiro passo é procurar um pediatra para avaliação. Em alguns casos, não é preciso fazer nada, outros podem ser resolvidos apenas com endoscopia. Porém, em casos mais graves a cirurgia pode ser necessária.
Muitas vezes essas crianças precisam de um tratamento multidisciplinar - precisamos não apenas tratar o problema em si, mas cuidar para que não ocorra novamente. É comum que as crianças repitam o hábito de engolir os cabelos e necessitem ser abordadas mais de um vez. Por isso, é preciso ficar muito atenta para tratar o problema em si e evitar a que se repita!
-
Os testículos podem fazer esse movimento de subir e descer da bolsa e isso é natural. É importante que o cirurgião pediátrico avalie a criança no consultório para determinar se esses testículos chegam à bolsa e ali permanecem! Só depois dessa avaliação conseguimos dizer se seu filho vai precisar da cirurgia para fixar o testículo, ok?
Agora, hérnia inguinal (na virilha) em crianças sempre precisam ser operadas. Diagnosticou = cirurgia!
Já sobre a fimose (excesso de pele) - muitas vezes não tem indicação de cirurgia (especialmente nesta idade). A pele serve como proteção para o pênis em crianças pequenas, que usam fraldas (o xixi e o cocô podem causar lesões na false. A cabecinha do pênis!).
Procure um cirurgião pediátrico na sua região para que seja orientada caso a caso. Lembre, para cirurgias em crianças, procure sempre um especialista (cirurgião pediátrico).
-
Toda hérnia inguinal na criança precisa de cirurgia. A cirurgia deve ser realizada assim que possível.
A hérnia inguinal é uma comunicação da barriga com a região do saquinho do bebê. Por essa comunicação pode passar um pedaço do intestino. Se o intestino fica preso no orifício da hérnia podem surgir complicações para o bebê. Essas complicações incluem encarceramento (quando está apenas preso e não consegue retornar a cavidade) ou estrangulamento (quando falta sangue para o intestino, mais grave).
Não é porque seu filho tem hérnia que ele terá alguma dessas complicações (a maioria não tem). Porém, sempre operamos a criança o mais rápido possível, para evitar que uma delas ocorra, ok?
Fique atenta aos sinais de complicação:
- presença abaulamento na virilha, endurecido, avermelhado e quente, que você não consegue colocar pra dentro da barriga novamente
- bebê muito irritado, chorando muito
- barriga inchada
- vômitos e parada de evacuações
Na presença desses sintomas procure um pronto-socorro imediatamente para ter certeza de que está tudo bem.
-
A hérnia inguinal é uma enfermidade que, uma vez diagnosticada, a cirurgia eletiva deve ser programada, sem esperar uma data futura. Dizemos: "cirurgia agendada ao diagnóstico", pois assim evitam-se possíveis complicações (como encarceramento do intestino) que a criança ficará exposta.