Não existe sinal clínico condizente com Hipertensão arterial. Existem lendas urbanas que citam que a cefeléia é um sinal de Hipertensão. Em casos de dor, a pressão pode se elevar devido a algumas substâncias que se chamam catecolaminas, que aumentam a frequência cardíaca e a contração dos vasos. No seu caso a dormência no braço esquerdo e a hipertensão, e caso você tenha história familiar de infarto, podem ser sinais sim de que você esteja desenvolvendo algum problema cardíaco. O que eu lhe sugiro é que procure um cardiologista e/ou um bom clínico para início de tratamento.
Quando uma pessoa fica nervosa, muitos sintomas podem aparecer, porque nesse momento, por uma defesa natural do organismo a pressão arterial sobe, a frequencia cardíaca aumenta, as extremidades ficam frias e etc. Não quer dizer que exista um problema no coração. Porém se fica nervosa muitas vezes, precisa se tratar porque isso sim, pode levar a problemas no coração.
Muito provavelmente são coisas diferentes. A fadiga pode ser desde falta de condicionamento, aumento de peso, até problemas cardíacos mais graves. Portanto deve consultar um cardiologista para examiná-lo (a).
Os sinais clínicos citados podem ir desde Doença de Titze, doenças cardiocirculatórias e até do aparelho digestivo. Deverá ser avaliado clinicamente. Procure um clínico.
Para que ocorra uma sustentação satisfatória do processo de intercorrência do medicamento hipotensor nas manisfestações clínicas citadas, tudo indica que haja uma revisão abalizada o que evitará os efeitos colaterais.
A solução seria você retornar ao cardiologista que prescreveu esses medicamentos e informar o que está ocorrendo. Hoje existem muitos medicamentos para tratar a hipertensão, que ajem de maneiras diferentes e se eventualmente voce não puder usar esses que foram prescritos, certamente existem outros. O importante é manter a PA controlada.
O importante é saber se você tem controlado adequadamente seu nível de glicemia. Em quatro anos, se você controlou direitinho, pode não ter ocorrido nada. De qualquer modo é sempre interessante fazer uma avaliação com seu cardiologista para ter uma orientação adequada de como se prevenir.
Qual sua idade atual? A evolução de 20 anos de diabetes, mesmo com controle já imputa certos riscos cardiocirculatórios. Se não houve um controle adequado o risco se torna maior.
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.