Doutor Responde
Login

Cardiologia Pediátrica - Perguntas respondidas

Meu filho tem quatro meses e ele tem estenose valvar leve.
  • Olá. É importante saber de que válvula é a estenose (aórtica? pulmonar?).

    De qualquer forma, sendo leve, provavelmente não há necessidade de nenhuma intervenção no momento.

    2
    • Drª. Heloisa Cristina Gois Santos Neves
    1
    Drª. Renata Mattos Silva
    Drª. Renata Mattos Silva
    Cardiologia Pediátrica
    Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista
    Rio de Janeiro / RJ
    Solicitar agenda
Meu primeiro filho faleceu com problemas cardíacos, não sabia que tinha. Agora tenho uma filha. Devo levar a um cardiologista?
  • Bom dia!

    Quando um filho é cardiopata, os irmãos têm maior risco para apresentar problemas no coração também.

    Você chegou a fazer ecocardiograma fetal?

    O pediatra da sua filha deve fazer uma avaliação bem detalhada quanto ao coração e se ele achar pertinente deve solicitar a avaliação do cardiopediatra.

    É sempre um peso muito grande a perda de um filho. Muita força no seu caminho!

    2
    Dr. Lucas Ribeiro Silva Otaviano
    Dr. Lucas Ribeiro Silva Otaviano
    Cardiologia Pediátrica
    Ecocardiografia Pediátrica
    Uberlândia / MG
    Solicitar agenda
  • Se a sua filha não tem nenhum sintoma, precisa de uma avaliação com o pediatra e caso necessário ele irá indicar a avaliação.

    1
    Dr. Janilson Barros de Sa
    Dr. Janilson Barros de Sa
    Pediatria
    Ouricuri / PE
    Solicitar agenda
O ECG da minha filha apresentou arritmia sinusal e dcrd, queria entender o que isso pode provocar. É grave? O pediatra encaminhou pro cardiologista pediátrico e já marquei, mas queria entender o que isso significa.
  • Arritmia sinusal significa que o batimento cardíaco da sua filha varia com a respiração dela: quando ela inspira há uma pequena aceleração do batimento cardíaco e quando ela expira o ritmo volta ao normal. Não é doença, não é grave. O Distúrbio de Condução do Ramo Direito (DCRD) pode ser encontrado no ECG de pessoas saudáveis, sem doenças, ou pode ser a representação do forame oval patente (FOP -pequeno buraco no músculo que separa o átrio direito do átrio esquerdo, sem significado clínico - não é grave) ou de uma comunicação interatrial (CIA - buracos maiores que o FOP e que, dependendo do tamanho, podem alterar o funcionamento do coração e pulmão ao longo da vida - pode ou não ser grave) ou ainda simplesmente um retardo no tempo da contração do ventrículo direito em relação ao ventrículo esquerdo, também sem significado clínico - não é grave.

    1
    • Drª. Renata Mattos Silva
    1
    Dr. Fernando Caritas de Souza
    Dr. Fernando Caritas de Souza
    Cardiologia Pediátrica
    Cascavel / PR
    Solicitar agenda
Estou grávida de 21 semanas e na morfológica acusou malformação no coração, estreitamento no ventrículo direito, estamos correndo atrás para fazer um ecocardiograma fetal, mas o desespero já tomou conta. Bebês sobrevivem com esse problema?
  • Olá gestante. Existem algumas malformações cardíacas que afetam o ventrículo direito, tais como: Atresia Tricúspide, Atresia Pulmonar, Tetralogia de Fallot e Ventrículo Único. Todas essas malformações devem e podem ser diagnosticadas no período do 2º trimestre de gestação, preferencialmente entre a 20ª e a 28ª semanas de gestação. Todas essas malformações hoje já são abordadas em grandes centros no Brasil. Esses bebês devem nascer em hospitais onde haja uma uti neonatal, um ecocardiograma e um cardiologista pediátrico de sobreaviso e idealmente em hospitais terciários que dispõem de equipe completa com UTI cardiológica pediátrica, ecocardiograma, cateterismo cardíaco e cirurgia cardíaca pediátrica. O importante é que se diagnosticado precocemente (no pré-natal) há enormes chances de sobrevida e qualidade de vida futura, chegando a idade adulta, com uma vida produtiva e normal.

    1
    • Drª. Renata Mattos Silva
    1
    Dr. Fernando Caritas de Souza
    Dr. Fernando Caritas de Souza
    Cardiologia Pediátrica
    Cascavel / PR
    Solicitar agenda
Meu filho tem 6 anos. E está reclamando de dor no peito. Ele fala que é uma dor igual quando bate o cotovelo. Ontem ele até chorou. O que pode ser?
  • Nesta idade é difícil ser de origem cardíaca. Mas, cólicas intestinais, lesões musculares e outros problemas podem dar dor forte no peito. Interessante levar ao pediatra.

    2
    Dr. Jose Coutinho do Rego Neto
    Dr. Jose Coutinho do Rego Neto
    Cardiologia
    Ecocardiografia
    Recife / PE
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.