Alergia e Imunologia - Perguntas respondidas
-
A própria picada de carrapato pode ocasionar uma pequena pápula avermelhada na pele acompanhada de coceira que surge pouco após a picada. Isto não é grave e melhora com aplicação de cremes antialérgicos locais ou antialérgicos orais. Já sintomas que surgem de 24 a 72 horas após as picadas, do tipo febre, dor de cabeça, mal estar, dor no corpo, acompanhados de manchas vermelhas do tamanho de cabeça de alfinete espalhadas pelo corpo, pode tratar-se de febre maculosa ocasionada pela introdução, no sangue do indivíduo, de uma bactéria chamada Ricketsia. É uma doença grave que pode levar à morte se não tratada a tempo e de maneira correta. Confunde-se muito com outras virose tipo dengue e chicungunha e deve ser tratada com antibióticos apropriados. Procure o médico!
Dr. Silvio Figueiredo Lima FilhoAlergia E ImunologiaAlergia E Imunologia PediátricaRio de Janeiro / RJ
-
Seu caso parece tratar-se de urticária crônica espontânea. Tanto o Alektos quanto a prednisona são medicações sintomáticas que agem tão somente nos sintomas e não na causa. No meu entender, seria importante aprofundar a investigação para um tratamento mais adequado. Prednisona tomada a longo prazo deve ser evitada pelos efeitos colaterais que desencadeia, podendo ser piores aos da própria urticária.
Dr. Silvio Figueiredo Lima FilhoAlergia E ImunologiaAlergia E Imunologia PediátricaRio de Janeiro / RJ -
Olá! Se sua urticária não está mais controlada, talvez necessite de doses maiores de antialérgicos (conforme orientação médica), e até mesmo de outras drogas... O uso do corticoide por tempo prolongado não é indicado! Deves acompanhar com um bom alergista!
-
Sim, ele pode apresentar o que se chama "reação cruzada" com outras medicações. Consulte um alergista para orientação mais detalhada.
-
Na realidade, a maior parte das reações a analgésicos ou anti-inflamatórios não se trata de alergia de verdade mas sim do que chamamos de idiossincrasia. Traduzindo, reações que um certo grupo de pessoas pode apresentar e que não ocorre na maioria da população. Qualquer inflamação se caracteriza por febre ou dor. Isto acontece pela produção de uma substância chamada prostaglandina no local do problema. Por isto, incha e dói. Pode ocasionar febre. A maior parte dos medicamentos analgésicos (dipirona, AAS e ibuprofeno) agem impedindo a produção da prostaglandina, só que ao fazê-lo acabam, neste grupo, por formar uma outra substância chamada leucotrienos que acarretam sintomas muito semelhantes à uma alergia (urticária, inchação das pálpebras, lábios ou mãos, até mesmo sintomas de asma ou edema de glote) por isto os médicos antigamente acreditavam tratar-se de alergia. Só que como não é, os testes alérgicos não esclarecem o problema. Procure um alergista para uma orientação adequada sobre os medicamentos que seu filho pode usar!
Dr. Silvio Figueiredo Lima FilhoAlergia E ImunologiaAlergia E Imunologia PediátricaRio de Janeiro / RJ -
Sim, existem testes alérgicos. Mas se ele é alérgico, a melhor forma é afastar ele desses medicamentos.
-
Se na Biópsia não revelou nada, provavelmente retirou o fragmento do lugar errado, tente uma nova biópsia e, se possível, no local de pior coceira.