Alergia e Imunologia - Perguntas respondidas
-
Bom dia. Pode ser uma irritação ou dermatite de contato por algum produto industrializado. Substitua as pastas de dentes por produtos infantis que são menos agressivos e não use enxaguatórios bucais ou coisas do gênero. Caso não melhore, procure um alergologista. Espero ter ajudado. Abraço.
-
Há inúmeras causas para tosse crônica, embora não haja informações suficientes para caracterizar tal sintoma como crônico. Destaco como as principais: Doença de refluxo gastroesofágico, tosse variante de asma, sinusopatia, uso de determinados medicamentos etc. Procure um médico Alergologista ou um Pneumologista para investigação e tratamento.
-
Inicialmente temos que classificar se é uma tosse aguda ou crônica de acordo com o tempo de existência dela. Segundo, se existem outros sintomas correlacionados como sintomas nasais, pulmonares ou digestivos. Terceiro, se sua mãe é ou já foi fumante. Quarto, o que provoca ou piora o quadro de tosse. Não basta tratar a tosse, mas sim a causa da tosse. A tosse é um sintoma e não uma doença. A cura está em descobrir qual é a doença cujo sintoma é a tosse e quais são as causas. Deverá fazer exames e testes alérgicos. Procure um médico alergologidsta para estas avaliações.
-
É possível que seu filho seja atópico. É genético, de famílias alérgicas, que normalmente apresentam dermatites, rinites e bronquites. A tendência é sarar com o tempo, geralmente na puberdade. Quanto menos medicamento usar, mais rápido o organismo se acostuma e a cura vem mais cedo. Natação e exercícios melhoram a condição respiratória. Muitas pessoas atópicas também apresentam sensibilidade ao leite de vaca e derivados. Suspender esta alimentação ajuda. Dr. Claudio
-
Tosse noturna com cansaço geralmente denota a possibilidade de bronquite (ainda mais quando melhora com broncodilatador - nebulização), e esta pode ser alérgica ou não. Quando provocada por infecções virais e resfriados (nas crianças pequenas é muito comum) podem melhorar com o crescimento do paciente, geralmente por volta dos 5 anos de idade. É a famosa bronquite que cura espontaneamente ou com aquela "simpatia da vizinha". Quando alérgica, com testes positivos, já fica mais difícil de curar espontaneamente. Pode melhorar ou até desaparecer, mas persistir na forma de rinite alérgica ou outra alergia. Neste caso, o tratamento deve ser orientado por especialista com competência para reconhecer e tratar o paciente da forma adequada.
Dr. Silvio Figueiredo Lima FilhoAlergia E ImunologiaAlergia E Imunologia PediátricaRio de Janeiro / RJ
-
É necessário uma investigação com um alergista ou dermato.
-
A tosse não é uma doença e sim um sintoma de uma doença. Portanto, o mais importante é diagnosticar a doença e as causas. Existem mais de 80 causas de tosse crônica sendo as principais a asma, sinusite, refluxo gastroesofágico, enfisema pulmonar, anti-hipertensivos como o Captopril, corpo estranho nos pulmões, nódulos ou tumorações no aparelho respiratório ou intestinal, processos respiratórios inflamatórios virais, entre outras causas. Deverá procurar um médico para te avaliar e fazer exames.