Alergia e Imunologia - Perguntas respondidas
-
A Asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas, caracterizada por obstrução das vias aéreas inferiores. Resulta da influência da interação entre genética, exposição ambiental a alérgenos e irritantes, e outros fatores específicos que levam ao desenvolvimento e manutenção dos sintomas.
Sim, pode ser tratada por um imunologista se esse sentir-se capacitado para isso.
Pode realizar testes de alergia e de contato, assim como o exame de sangue A200, entre outros. O tratamento deve ser prescrito através do médico que te acompanha, realizando a consulta médica. A Asma não tem cura, ela é controlável. Deve realizar vacinações da VCP13 e a VPP23.
-
Olá, pela sua história deve ser urticária. As urticárias que duram mais de 6 semanas são consideradas crônicas e existem várias causas. O uso de medicamentos sem uma avaliação mais detalhada não vai resolver. Recomendo que procure um alergologista na sua cidade ou região para que ele possa avaliar com mais detalhes a história clínica, fazer testes e exames e medicar corretamente.
-
O prurido ou coceira na pele tem diversas causas. O mais importante não é somente achar um medicamento para aliviar, mas investigar todas as possíveis causas. Os antialérgicos atuam somente nas reações que dependem de liberação da histamina pelos basófilos ou mastócitos. Mas existem diversos mecanismos envolvidos no prurido. Sugiro que procure um alergologista em sua cidade ou região que irá investigar de forma mais detalhada o seu caso.
-
A tosse é uma manifestação clínica e não uma doença. Não adianta tratar somente a tosse sem descobrir qual é a doença e suas causas. Existem mais de 40 causas a serem investigadas como asma, bronquite crônica, enfisema pulmonar, refluxo gastroesofágico, sinusite, rinite alérgica, vírus, bactérias, fungos, nódulos ou tumores no aparelho respiratório e gastrointestinal, laringites, faringites, estresse entre outras. Deverá procurar um especialista em alergia ou um pneumologista ou um clínico experiente de sua cidade ou região para investigar com mais detalhes a história clínica e solicitar alguns exames como tomografias de face e de tórax, ultrassonografia abdominal e cervical anterior (tireoide), espirometria, endoscopia digestiva alta, pHmetria esofageana 24h, testes alérgicos para inalantes do ar, plestimografia, fibronasolaringoscopia.