Endometriose - Perguntas respondidas
-
A endometriose é uma patologia que pode deixar você estéril, portanto, deve retirar o foco da endometriose o quanto antes. Tem ginecologista que também realiza a videolaparoscopia diagnóstica e cirúrgica.
-
Procure um ginecologista com experiência em abordagem clínica e cirúrgica da endometriose. Se realmente houver comprometimento do intestino, o próprio ginecologista irá te referenciar para o colega cirurgião cólon retal (proctologista) que tenha experiência nas cirurgias de endometriose intestinal que em sua grande maioria são feitas hoje por laparoscopia. Com certeza aí no Rio, onde você mora, existem profissionais capacitados neste tema. Espero ter ajudado. À disposição.
-
Ovário policístico é uma causa importante de irregularidade menstrual. É necessário passar em consulta médica para ser avaliada, investigar outras causas e iniciar tratamento.
Att., Dra. Aline.
-
Olá, se ficar só com um ovário, ele que vai produzir os hormônios, lembrando que só os ovários produzem hormônios nesses órgãos citados, útero e trompas não produzem hormônios sexuais, mesmo com um ovário você também não vai entrar em uma menopausa precoce por isso, o ovário que ficar fará essa produção hormonal normalmente, não se preocupe.
-
Olá, tudo bem. Não necessariamente, existe um percentual pequeno de mulheres que entram com falência ovariana do ovário "ficante". Normalmente, a paciente continua com dosagem hormonal normal.
Drª. Simone Bousfield PratesCirurgia VideolaparoscópicaGinecologia E ObstetríciaFlorianópolis / SCSolicitar agenda
-
A adenomiose como podemos explicar "seria um enrijecimento das fibras do miométrio", os anti-inflamatórios podem melhorar o quadro, mas nunca haverá a cura definitiva. Pode-se usar o anticoncepcional contínuo para inibir sua menstruação ou em último caso a retirada do útero.
-
Bom dia.
 
É interessante discutir a possibilidade de uma Videolaparoscopia diagnóstica que em alguns casos pode auxiliar na melhora do quadro.
-
Antes de qualquer conduta cirúrgica, você deverá fazer alguns exames específicos, como ultrassom com preparo intestinal ou ressonância. Também deverá ser levado em conta a sua idade, quantos filhos tem e se ainda deseja ter filhos. Passe por uma avaliação com um ginecologista para que seja examinada e passe por consulta. Se não houve melhora, talvez o método anticoncepcional deva ser trocado.
Dr. Carlos Alberto Marcondes de OliveiraGinecologia E ObstetríciaCirurgia VideolaparoscópicaSão Paulo / SP