Distúrbios do Início e da Manutenção do Sono - Perguntas respondidas
-
São muito comuns em pessoas idosas dificuldades do sono. Estas ocorrem devido a um grande número de causas, sendo a principal a obesidade que diminui o diâmetro das vias aéreas, levando a dificuldades respiratórias, que também podem ocorrer por problemas nasais ou até neurológicos. Em cada caso, existe a necessidade de uma investigação aprofundada que é em geral seguida por um exame chamado polissonografia, que se trata de um registro de vários parâmetros realizados durante o sono do paciente em laboratório.
-
Seria preciso investigar depressão e ansiedade, são problemas comuns após um AVC. Além disso, tente fazer fisioterapia e alguma atividade física se for permitido pelo seu médico. Quanto à insônia, hoje em dia, há muitas opções de tratamento medicamentoso para resolver este problema. Leia um pouco sobre higiene do sono e tente fazer as atividades sugeridas.
-
Em relação ao desânimo, distúrbio de sono e mal-estar, estes são sintomas de stress e depressão. Sou homeopata e não concordo que a solução esteja em usar Rivotril. Na minha opinião, o mais importante inicialmente será avaliar como está sua qualidade de vida e nível de stress, para reorganizar a vida, buscar alguma prática meditativa, buscar atividades prazerosas, enfim, buscar o equilíbrio e evitar situações estressantes e aborrecimentos. Quanto ao intestino, é importante avaliar se você está fazendo uma alimentação saudável, com fibras, ingestão de bastante água. Se sua alimentação estiver correta, procure um gastro e também um neurologista, para afastar outros problemas orgânicos do tubo digestivo ou problemas neurológicos relacionados ao AVC. É interessante também fazer reposição de magnésio (por exemplo: sal amargo - 1 colher de café em um pouco de água, 2 vezes/dia), para melhorar o intestino, a energia e a disposição geral. Reposição também de vitamina D3: 2000 UI - 1 cápsula de 12/12 horas, para melhorar a depressão e disposição geral.
-
A retirada brusca de medicações de controle não deve ser feita pois existe o risco de efeito rebote, piorando a sensação de mal-estar pois o organismo pelo hábito passa a necessitar daquela medicação para ter um equilíbrio.
-
A insônia é caracterizada por dificuldade para iniciar ou para manter o sono. Também pode se expressar por curta duração do sono ou não ser reparador. É capaz, por consequência, de reduzir a concentração, a atenção e a memória. São variadas as possíveis causas, incluindo desordens clínicas e mentais, dentre elas doenças pulmonares, articulares, neurológicas, digestivas, urinárias e depressão. Ainda, insônia pode ser um efeito colateral de determinados medicamentos. Ambiente inadequado para dormir, com barulho excessivo, temperatura desregulada ou muita claridade, podem dificultar o sono. Uma vez compreendidas as causas, é possível instituir um tratamento medicamentoso, aliado a mudanças de estilo de vida, como regular o horário de dormir, evitar ingerir bebidas alcoólicas e cafeína no período da tarde e diminuir os cochilos durante o dia. Não fumar e dar preferência a refeições leves ao jantar também são recomendados. Restringir o tempo de permanência na cama pode melhorar a eficácia do sono. Para que o tratamento seja efetivo, um profissional habilitado poderá avaliar o distúrbio do sono e as condições patológicas associadas. A administração de medicamentos ao insone deve ser sempre individualizada, considerando o tipo de insônia e sua causa.
-
Só baseado no texto, sugiro que, além de uma consulta mais precisa, os medicamentos hipnóticos, sem ser benzodiazepínicos, seriam indicados; os antidepressivos hipnóticos, trazodona, mirtazapina, amitryptilina, seriam muito bem aceitos, pois poderiam ajudar em "algo" mascarado e os AD não fariam nenhum mal, só ajuda. o amitrypilina faz ganhar peso. Feche a boca.